Política

EXCLUSIVO: Lupa1 revela performance dos pré-candidatos a prefeito de Teresina no Instagram

Saiba quais têm maior número de seguidores, melhor nível de engajamento e como estão usando a rede em favor de suas pré-candidaturas.

07 de outubro de 2023 às 11:11
10 min de leitura

As mídias digitais e redes sociais têm se tornado cada vez mais populares entre os políticos. Cada vez mais usadas, as redes sociais tiveram grande relevância nas eleições para presidente, já a partir de 2018, quando o então candidato Jair Bolsonaro foi eleito.

Desde então, as redes sociais têm sido cada vez mais usadas no meio político, seja para mostrar o trabalho que realizam, suas rotinas, como também aplicando estratégias nas campanhas políticas.

No próximo ano, em 2024, teremos as eleições para prefeitos. Diante da relevância cada vez maior das redes sociais, em especial o Instagram, o portal Lupa1 decidiu fazer uma análise do perfil de cada um dos pré-candidatos lançados, até agora, para prefeito de Teresina.

Pré-candidatos a prefeitura de Teresina - Foto: Montagem/ Lupa1

Dados a serem analisados

Foram levantados os números de seguidores (dados desta sexta-feira [06/10]), e saldo dos últimos 30 dias, frequência de postagens e total de visualizações dos últimos 10 vídeos.

Ferramenta utilizada -Social Blade

Social Blade é uma ferramenta que compila dados do YouTube, Twitter, Twitch, Daily Motion, Mixer e Instagram e usa os dados para fazer gráficos estatísticos que acompanham o progresso e o crescimento.

As estatísticas estão disponíveis gratuitamente para qualquer pessoa que utilize o site ou aplicativos para smartphone.

Pré-candidatos

  • Dr. Pessoa (Republicanos)
  • Fábio Novo (PT)
  • Bárbara do Firmino (Progressistas)
  • Silvio Mendes (União Brasil)
  • Dr. Paulo Márcio (MDB)
  • Henrique Pires (MDB) (indefinido)
  • Marcos Aurélio Sampaio (PSD)
  • Teresa Britto (PV)
  • Luciano Nunes (PSDB)

A posição dos políticos não reflete qualquer ordem de maior, ou mais seguido na rede social.

Dr. Pessoa (Republicanos)

Prefeito Dr. Pessoa. - Foto: Gustavo Almeida/Lupa1

O atual prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, está com os seus 53 mil seguidores, porém, quando olhamos para os dados dos últimos 30 dias, o gestor é o segundo que mais perdeu seguidores entre os pré-candidatos.

O político perdeu 60 seguidores.

Veja os dados detalhados


Já na frequência de publicações, o prefeito se mantém bastante ativo, normalmente com mais de três publicações ao dia, porém, nos últimos dias 3 e 4 de outubro, não foi feito nenhum post no seu Instagram.

Nos vídeos, o prefeito não tem sido muito presente, com o último vídeo publicado em 21 de setembro. Nos últimos 10 vídeos, Dr. Pessoa alcançou a marca de 141.596 visualizações.

Fábio Novo (PT)

Deputado Fábio NovoJúnior Santos/Lupa1

Já o deputado estadual Fábio Novo está com os seus 36,3 mil seguidores. Com uma média de 37 novos followers (seguidores) por dia, o deputado alcançou uma marca positiva com mais de 1.100 novos seguidores nos últimos 30 dias.

Veja os dados detalhados


Bastante ativo com as publicações, o deputado chega a ter três posts em apenas um dia, seja vídeos, imagens ou galerias.

Quanto aos vídeos, Fábio Novo tem mantido a frequência de um por dia, com algumas exceções que ultrapassam esse número. Nos últimos 10 vídeos, o deputado estadual obteve 239.244 visualizações.

Bárbara do Firmino (Progressistas)

Bárbara do FirminoLupa1

A deputada estadual Bárbara do Firmino está com 47,6 mil seguidores em sua conta no Instagram. A deputado está com uma média de 18 novos followers por dia, chegando ao total de 540 novos seguidores nos últimos 30 dias.

Veja os dados detalhados


Com uma boa frequência nas publicações, porém, não chegando a ser diário, a deputada mantém sua conta bem atualizada com fotos e vídeos.

Mesmo mantendo o perfil atualizado com vídeos, mas com uma frequência menor, a deputada passou cerca de cinco dias sem publicar novas produções no Instagram. Nos últimos 10 vídeos, Bárbara teve 118.573 visualizações.

Silvio Mendes (União Brasil)

Silvio MendesGustavo Almeida/Lupa1

Mesmo com as eleições cada vez mais perto, o ex-prefeito Sílvio Mendes já está há mais de um mês e meio sem ter novas publicações em seu Instagram. Desta forma a análise será feita apenas quanto ao número de seguidores.

Atualmente o ex-prefeito conta com 55 mil seguidores, porém, entre os possíveis pré-candidatos, Sílvio Mendes foi o político que mais perdeu followers nos últimos 30 dias.

O político perdeu 120 seguidores.

Veja os dados detalhados


Dr. Paulo Márcio (MDB)

Dr. Paulo Márcio no Grande Jornal Lupa1 - Foto: Lupa1

O mais novo integrante da política, Dr. Paulo Márcio, tem se destacado nas redes sociais. Atualmente com 45,3 mil seguidores, o médico cardiologista alcançou a marca de 8.700 novos seguidores nos últimos 30 dias. Mais de 290 novos followers por dia.

Veja os dados detalhados


Como estratégia, as redes sociais do médico têm adotado publicação de vídeos e menos fotos no Instagram. Porém, mesmo com esse método, o médico tem mantido uma boa frequência, com mais de dois vídeos por dia.

Nos últimos 10 vídeos, o médico cardiologista conseguiu obter 123.599 visualizações.

Henrique Pires (MDB) (indefinido)

Deputado estadual Henrique PiresFoto: Lupa1

O deputado estadual Henrique Pires ainda é uma incógnita para as eleições de 2024, porém, nas redes sociais, entre os possíveis pré-candidatos, ele foi o que mostrou menos força no Instagram. Com pouco mais de 10 mil seguidores, o deputado obteve uma média de 60 novos followers por dia.

Veja os dados detalhados


Mesmo bastante presente na rede social, o político não mantém atualizações com publicações diárias. Os posts podem variar de vídeos, a GIFs e fotos.

Quanto aos vídeos, Henrique Pires mantém uma atualização, porém, a rede social já passou muitos dias sem novos vídeos. Nos últimos 10 vídeos, o deputado teve 21.919 visualizações.

Teresa Britto (PV)

Teresa Britto - Foto: Lupa1

A ex-deputada estadual Teresa Britto atualmente está com 44,3 mil seguidores no Instagram. Mesmo tendo uma média de 1 followers por dia, a ex-deputada conseguiu obter 30 novos seguidores nos últimos 30 dias.

Veja os dados detalhados


Com publicações diárias entre fotos, montagens e vídeos, a ex-deputada tem mantido a sua rede social bem atualizada.

Quanto aos vídeos, mesmo que quase diários, a ex-deputada teve apenas 13.554 visualizações nos últimos 10 vídeos, sendo o menor número entre os pré-candidatos.

Marcos Aurélio Sampaio (PSD)

Deputado Federal Marcos Aurélio.Foto: Eduardo Amorim/Lupa1

Durante a análise da conta do deputado federal Marcos Aurélio Sampaio, a ferramenta Social Blade não conseguiu coletar os dados mais detalhados do número de seguidores dos últimos 30 dias. Atualmente o deputado está com 21,4 mil seguidores.

O deputado mantém sua página com publicações diárias entre vídeos políticos, com a família e fotos. Nos últimos 10 vídeos, o deputado federal obteve 40.784 visualizações.

Lembrando que todos os dados e números utilizados foram consultados nesta sexta-feira (06/10)

Luciano Nunes (PSDB)

Ex-deputado Luciano Nunes. - Foto: Lupa1

O presidente do PSDB no Piauí, ex-deputado Luciano Nunes, não tem mostrado tanta força nas redes sociais, com 26,5 mil seguidores, ele figura entre os pré-candidatos com menos seguidores. Nos últimos 30 dias ele obteve mais de 120 novos followers.

Veja os dados detalhados


Como estratégia, as redes sociais de Luciano mantém publicações quase diárias, exceto entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro, no qual não teve a divulgação de novos posts ou vídeos.

Focando mais nos vídeos, o ex-deputado alcançou, nos últimos 10 vídeos publicados, 26.732 visualizações.

Obs: os dados do pré-candidato Luciano Nunes foram colhidos neste sábado (07/10) e adicionados à matéria às 11h40.

Vale ressaltar que número de seguidores, visualizações, engajamento, quantidade de postagens, entre outras métricas usadas no Instagram e nas demais redes sociais não são garantia de votos.

Aqueles que vão disputar as eleições de 2024 e nas próximas que virão devem saber utilizar essas ferramentas para mostrar seu trabalho, propostas, para que com isso o eleitor possa decidir em quem votar.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas