Política

Ciro Nogueira é acusado de usar recursos do FNDE para atender aliados

O programa Caminho da Escola tem como objetivo ampliar a frota de veículos escolares das redes municipais e estaduais.

04 de abril de 2022 às 15:03
1 min de leitura

Uma reportagem do Jornal O Povo, do Ceará, acusou nesta segunda-feira (4) o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, de usar recursos doFundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para beneficiar prefeitos aliados ao Progressistas no Piauí. O programa utilizado foi Caminho da Escolatem como objetivo ampliar a frota de veículos escolares das redes municipais e estaduais.

Uma licitação bilionária do FNDE prevista para amanhã (05) prevê a compra de ônibus rurais escolares com preços inflados. O alerta para o risco de sobre preço partiu de instâncias de controle e da própria área técnica do fundo, vinculado ao Ministério da Educação.

Ministro Ciro Nogueira Gustavo Almeida/Lupa1

No Estado do Piauí, o Progressista pretende eleger em outubro a ex-mulher e vice-governadora, Iracema Portela, os repasses pra compra de ônibus escolares beneficiaram prefeituras comandadas por filiados do partido do ministro.

Segundo o Jornal O Povo a prefeitura de Francisco Macedo obteve veículos, para atender uma rede onde estudam 494 alunos. Guaribas e Caraúbas do Piauí que tem mais alunos não receberam ajuda do FNDE para transporte escolar, os prefeitos são do MTD e do PT.

Levantamento com base em dados do FNDE, aponta que 62,5% dos ônibus rurais escolares destinados ao Piauí, no ano passado, foram repassados a prefeituras comandadas pelo Progressistas. No Estado, prefeituras cujos chefes foram eleitos por MDB, PSB, PSD e PT receberam um total de 18 veículos. Para prefeitos do PP, foram viabilizados 30 ônibus rurais escolares.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas