Política

Alepi solicita ao IBGE correção de mapa com informação sobre área de litígio

Segundo o deputado Franzé Silva, a área que está em disputa judicial não pertence nem ao estado do Ceará nem ao Piauí.

17 de abril de 2024 às 19:55
1 min de leitura

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado estadual Franzé Silva (PT), apresentou requerimento solicitando ao presidente nacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Márcio Pochmann, correção de atlas que apresenta mapa atribuindo a área de litígio territorial de cerca de 2.889 quilômetros quadrados entre Ceará e Piauí ao Estado do Ceará.

Litígio entre Piauí e Ceará - Foto: Divulgação

De acordo com Franzé, como se trata de uma área de litígio ela não pertence nem ao Piauí nem ao Ceará.

“Além disso, nós, do Piauí, entramos com ação, que está no Supremo Tribunal Federal, em que defendemos a tese de que essas terras pertencem ao Piauí. Portanto, queremos que esse mapa seja imediatamente corrigido, inclusive, porque ele irá parar nos bancos escolares, disse o deputado.

O caso do litígio entre Piauí e Ceará está sendo acompanhado na Alepi pela Comissão de Estudos Territoriais (Cete). O litígio envolve sete municípios do lado do Piauí e 13 da parte do Ceará.

O Exército realizou perícia na região e o resultado aguarda manifestação do STF. Franzé também solicitou ao deputado federal Flávio Nogueira (PT), líder da bancada piauiense, que mobilize os parlamentares nesta pauta.

Com informações da Alepi

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas