Tony Trindade

A política como ela é

Deputado estadual Henrique Pires volta a alfinetar o PT.

14 de maio de 2021 às 10:26
3 min de leitura

Em entrevista a jornalistas ontem (13) durante visita à Câmara Municipal de Teresina, o deputado estadual Henrique Pires (MDB) voltou a dar alfinetadas no PT por conta da insatisfação dos emedebistas na formação das chapas proporcionais para as eleições de 2022.

O PT se vangloria de já ter sua chapa quase pronta, montada após um trabalho de organização, de movimentos de base e de militância, sem depender de ninguém de fora dos seus quadros. Por sua vez, o MDB está assombrado sem conseguir sequer iniciar a montagem de uma chapa que garanta a reeleição da sua atual bancada.

Henrique Pires Gustavo Almeida/Lupa1

Para o deputado Henrique Pires, não existe essa de movimento, de organização partidária e de bases. Segundo ele, só existem quatro formas de atrair voto e conquistar lideranças: 1) com cargos no governo (diretores, secretários); 2) com orçamento (quando se empenha um orçamento para fazer uma determinada obra); 3) com poder financeiro (recursos eleitorais ou quando se destrava recursos públicos para uma obra) e 4) prestígio (quando se condecora alguém, chama para uma viagem ou dá um título de cidadania).

As exemplificações apresentadas são do próprio Henrique. Conforme o deputado, a política se faz com atrativos e esses são os únicos possíveis. Segundo ele, o PT atrai mais porque é governo e porque ocupa os espaços mais privilegiados na gestão estadual. Além disso, porque tem também a perspectiva de ser novamente governo.

Na visão de Henrique Pires, o resto é pura balela. Embora não tenha citado nominalmente o PT, o deputado apontou que o discurso de organização partidária e de movimentos de base não passa de falácia, pois na hora de atrair voto o que vale mesmo são as quatro situações que ele mencionou.

Embora fale motivado por uma indignação política pessoal, o que Henrique diz é a pura verdade. Talvez ainda exista outras formas de atrair voto, mas infelizmente as que ele cita são as preponderantes.

Com a máquina nas mãos, fica muito fácil montar chapa e garantir êxitos eleitorais. Os petistas podem até achar ruim, mas as constatações de Henrique Pires são muito verdadeiras. Não deveriam ser, mas são! Mas se o MDB estivesse no comando principal, faria do mesmo jeito do PT.


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas