Polícia

Policial preso tentando fraudar concurso já foi candidato a vereador e deputado

O outro candidato que tentou passar no concurso é guarda municipal no Ceará.

22 de junho de 2023 às 14:01
3 min de leitura

O policial penal preso na manhã desta quinta-feira (22), durante a operação acusado, identificado como David Araújo Machado, de fraudar o concurso do Corpo de Bombeiro já foi a candidato a vereador e deputado do estado de Minas Gerais

Policial civil que tentou fraudar prova do CBMReprodução

A informação foi confirmada aoLupa 1 pelo delegado e coordenador da Decor, Ferdinando Martins, que afirmou que o mandado de prisão foi cumprido na cidade de São Joaquim de Bica em Minas Gerais.

“Descobrimos que ele era policial penal do estado de Minas Gerais, havia sido candidato a vereador do município de São Joaquim de Bicas, região metropolitana de Belo Horizonte e também tentou se candidatar a deputado federal pelo estado de Minas na última eleição, não conseguiu vitória nas eleições”.

Luccy Keiko e Ferdinando MartinsReprodução

Ainda segundo o coordenador, o candidato interessado em passar no concurso, identificado como Francisco Fabrício Rodrigues Viana é guardar municipal no estado do Ceará.

“O outro candidato que tentou passar no concurso é guarda municipal na cidade de Ceará, os policiais da Polícia Civil daqui estão lá e cumpriram essa diligência efetuando a prisão dele”, disse Ferdinando.

Entenda como funcionava o esquema

Segundo o delegado da Polícia Civil Luccky Keiko, quando o homem percebeu que foi descoberto por um dos fiscais da prova, abandonou a prova e fugiu. As investigações apontaram que ele receberia uma quantia de R$ 25 mil.

"No dia da aplicação das provas um candidato tentou fraudar se passando por uma pessoa, veio realizar a prova utilizando uma documentação falsa. Só que no momento da fiscalização em que um dos funcionários estava conferindo a documentação no decorrer da aplicação da prova ele percebeu que a fiscal desconfiou que ele não era a pessoa da documentação. Nesse momento ele viu que foi descoberto, fugiu, largou a prova e saiu correndo", explicou o delegado.

Entenda o caso

Delegacia de Combate à Corrupção (DECCOR) deflagrou uma operação com objetivo de prende duas pessoas que tentaram fraudar o concurso do Corpo de Bombeiros do Piauí, realizado no último dia 04 de junho de 2023, em Teresina. As ações estão sendo executadas nas cidades de Crateús-CE e São Joaquim de Bicas-MG.

De acordo com a DECCOR, os trabalhos iniciaram no dia da aplicação da prova quando a equipe de segurança detectou uma tentativa de fraude que foi abortada imediatamente. Um investigado tentou fazer a prova se passando por outro indivíduo, e foi identificado em razão das regras de segurança estabelecidas no certame.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas