Polícia

Polícia Federal deflagra operação para desarticular organização criminosa em Parnaíba

Mais de 40 policiais federais foram mobilizados para cumprir 12 mandados judiciais em Teresina e Parnaíba.

28 de janeiro de 2022 às 08:05
1 min de leitura

Nesta sexta-feira (28) a Polícia Federal deflagrou em Parnaíba (PI) a operação denominada “Falsários", para desarticular uma organização criminosa especializada na concessão fraudulenta de benefícios de salário-maternidade e aposentadoria por idade rural.

A operação é fruto de uma investigação iniciada em 2019. Mais de 40 policiais federais foram mobilizados para cumprir 12 mandados judiciais, sendo dois de prisão preventiva, dois de prisão temporária e oito de busca e apreensão nos municípios de Teresina (PI) e Parnaíba (PI).

Operação Falsários Reprodução / Polícia Federal

Nas investigações foram identificados 553 benefícios com sólidos indícios de fraude, e que já causaram um prejuízo efetivo ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de aproximadamente R$ 11,2 milhões em valores já sacados. Todos os benefícios serão revisados administrativamente, com estimativa de prejuízo evitado de cerca de R$ 114,1 milhões.

A investigação foi desenvolvida pela Força Tarefa Previdenciária e Trabalhista no Estado do Piauí, na unidade de Parnaíba, e integrada pela Polícia Federal e pela Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista da Secretaria Executiva (CGINT) do Ministério do Trabalho e Previdência, em trabalho conjunto com o Ministério Público Federal.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas