Por Emanuel Oliveira
13 de junho de 2026 às 14:08 ▪ Atualizado em 19/08 às 10:48
O governador Rafael Fonteles entrega, nesta segunda-feira (15), o asfaltamento de sete ruas no bairro Novo Horizonte, na zona Sudeste de Teresina. A solenidade ocorrerá a partir das 16h30, na Vila do Mutirão dos Alagados, marcando a realização de uma antiga demanda da comunidade.
OPA: Governador Rafael Fonteles entrega asfaltamento de ruas no Novo Horizonte nesta segunda - Foto: Divulgação
A obra, executada pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), representa mais conforto, segurança e mobilidade para os moradores, além de valorizar os imóveis e melhorar a qualidade de vida na região.
O asfaltamento foi conquistado por meio do Orçamento Participativo Digital (OPA), programa do Governo do Estado que garante à população o poder de decidir, por votação, quais obras devem ser realizadas em seus bairros.
Com investimento superior a R$ 839 mil, foram pavimentadas as ruas Polônia, Goiânia, Israel, Santa Mariana, São Manoel, São Gabriel e São Caetano. A proposta foi apresentada pela Associação dos Moradores da Vila Mutirão dos Alagados na edição 2024-2025 do OPA e recebeu 552 votos da população.
Para a moradora Vanderlúcia Tavares, a obra representa a concretização de um sonho coletivo.
“A gente sempre acreditou na força da união da comunidade e hoje estamos colhendo esse resultado. O asfalto trouxe mais dignidade, valorizou nossas casas e melhorou a vida de todos que vivem aqui”, destacou.
Segue até o dia 21 de junho a votação popular do Orçamento Participativo Digital (OPA) 2026-2027. A iniciativa fortalece a participação cidadã ao permitir que a população escolha, de forma direta, onde os recursos públicos devem ser investidos.
Ao todo, cerca de 800 propostas de obras e serviços estão aptas à votação nos municípios de Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano. A votação é totalmente digital e pode ser realizada pelo site opa.colab.re, aplicativo Colab ou via WhatsApp (86) 98130-2765.
Podem participar cidadãos a partir de 16 anos, com CPF válido e residentes nos municípios participantes. Cada pessoa pode votar em uma proposta, e as mais votadas serão incluídas no orçamento estadual, com execução prevista a partir de 2027. Nesta edição, o investimento estimado é de R$ 80 milhões, reforçando o compromisso com uma gestão participativa, onde a voz da população se transforma em obras reais.
De segunda a sexta, um resumo dos fatos que importam, direto no seu e-mail e de forma gratuita.
GRUPO CRIMINOSO
LUTO
INVESTIGAÇÃO
Viralizou
PERIGOSO
LUTO
ATENÇÃO
COMOÇÃO
HOMICÍDIO
Coluna Lugar de Fala
VIOLÊNCIA SEXUAL
ELEIÇÕES 2026
CASA LEGAL
ATUALIZAÇÃO
OCORRÊNCIA
Os bastidores do poder no Piauí e no Brasil. A notícia sem rodeios. Lupa1 é jornalismo imparcial com conteúdo exclusivo e diário.
Termos de uso Política de Privacidade Princípios Editoriais
© 2026 Portal Lupa1. Todos os direitos reservados.