Polícia

Polícia Federal cumpre mandados em Teresina contra alvos da Operação Hesíodo

A operação foi deflagrada com objetivo de desarticular facção criminosa com ramificação em vários estados da federação.

10 de junho de 2021 às 08:33
2 min de leitura

A Polícia Federal no Maranhão deflagrou na manhã desta quinta-feira (10) a Operação “Hesíodo”, com o objetivo de desarticular facção criminosa com ramificação em vários estados da federação, responsável por tráfico de armas, drogas, crimes violentos e lavagem de dinheiro.

A investigação faz parte do desdobramento de um inquérito policial instaurado inicialmente para investigar grupos criminosos com envolvimento em roubos contra instituições financeiras e a transportadoras de cargas no interior maranhense.

De acordo com informações da Polícia Federal, estão sendo cumpridos 24 mandados de busca e apreensão, 14 mandados de prisão temporária, nas cidades de Caxias (MA), Timon (MA) e Teresina (PI).

Durante o transcorrer as investigações, a polícia descobriu a existência de facções criminosas no interior do Maranhão, que possuíam ligação com facções nacionais.

Os investigados teriam tarefas bem definidas dentro do grupo criminoso, alguns com a incumbência de serem o braço armado do grupo, realizando cobranças de dívidas, outros por realizarem a venda de drogas e armas e alguns por serem operadores financeiros para lavagem de dinheiro.

Os envolvidos, caso condenados, podem responder em tese pela prática de crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo, tipificados.

A operação recebeu o nome de Hesíodo devido um poeta grego que escreveu a obra Teogonia, na qual fez referência a origem de monstros da mitologia grega que espalhavam terror e miséria.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas