Justiça torna réu homem acusado de matar idoso com picareta em Teresina
Crime ocorreu em 10 de março deste ano, vítima teria sido assassinada com golpes de picareta e ficou com o rosto completamente desfigurado.
A juíza Maria Zilnar Coutinho Leal, 2ª Vara do Tribunal Popular do Júri, tornou réu Gilmar Carvalho Rocha, tornou réu, Gilmar Carvalho Rocha, acusado de assassinar com golpes de picareta, Raimundo Pereira de 69 anos, em 10 de março deste ano, no bairro Promorar, zona Sul de Teresina.
Na decisão, a juíza afirma que a denúncia contra Gilmar está acompanhada de provas da materialidade do crime, incluindo laudos periciais (tanatologia forense, recognição visuográfica do local da morte, biologia forense), perícias externas e mídias audiovisuais.
“Está instruída também com os depoimentos colhidos pela autoridade policial, os quais apontam para o acusado a autoria do referido delito e interrogatório do acusado. O fato criminoso se encontra descrito nos termos exigidos pelo art. 41 do Código de Processo Penal, o que possibilita a amplitude de defesa do acusado; o acusado está suficientemente identificado, de modo a garantir a exação do direcionamento da acusação; a classificação dos fatos se encontra em consonância com a descrição da denúncia. Presentes, portanto, as condições da ação e lastro probatório dos fatos narrados na inicial. Isto posto: recebo em todos os termos a denúncia oferecida contra o acusado Gilmar Carvalho Rocha”, diz trecho da decisão.
Suspeito gravou vídeo ao lado do corpo da vítima
A TV Lupa1 obteve vídeos gravados por Gilmar momentos após assassinar a vítima, nas imagens, o homem aparece segurando um copo de cerveja e diz: "É o seguinte, quem caça, acha. Estou com ele aqui ainda [casa onde o crime foi praticado] e ainda estou bebendo e olhando para ele. Eu sou sangue frio. Depois que mato, eu fico sangue frio todo", declarou o suspeito.
Relembre o caso
Um homem identificado como Raimundo Nonato, de 69 anos, morto pelos vizinhos em 10 de março, dentro da própria casa localizada no bairro Promorar, na zona Sul de Teresina. A vítima teria sido assassinada com golpes de picareta e ficou com o rosto completamente desfigurado. O principal suspeito seria o companheiro de Raimundo.
Segundo informações do delegado Danúbio Dias, do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), Gilmar de Carvalho Rocha teria um relacionamento amoroso com a vítima há cerca de dois meses e no dia anterior ao homicídio, os dois ingeriram bebidas alcoólicas em um bar e, logo em seguida, foram até a residência onde o crime ocorreu. Após cometer o crime, Gilmar teria confessado para uma vizinha por meio de mensagens de áudio.
Ao ser conduzido para a Central de Flagrantes, em 12 de março, o suspeito alegou que agiu em legítima defesa e afirmando o idoso tentou abusá-lo sexualmente.