Advogado acusado de esfaquear policial em Teresina tem prisão preventiva decretada
Caso aconteceu na noite desse sábado (14), em um condomínio, no bairro Cristo Rei, na zona Sul da capital.
O Juiz Francisco João Damasceno, da Vara Núcleo de Plantão de Teresina, converteu em preventiva, a prisão em flagrante do advogado George Moreira Tajra Melo, acusado de esfaquear o policial civil Jorge Antônio Pereira Lopes de Carvalho, na noite desse sábado (14), em um condomínio, no bairro Cristo Rei, na zona Sul da capital. A vítima tentou separar uma briga entre o suspeito e a esposa, quando foi surpreendido pelo indivíduo e golpeado no pescoço e ombro.
Conforme a decisão do juiz, a liberdade do advogado coloca em risco a vida da sociedade em geral, já que o acusado tentou contra a vida de um agente público no exercício da função por motivo fugiu.
no caso em tela, a liberdade do custodiado se revela comprometedora à garantia da ordem pública, considerada sua periculosidade concreta evidenciada pelo modus operandi da conduta, em tese, praticada, consistente em tentativa de homicídio por motivo fútil, por meio de instrumento perfuro-cortante, contra agente policial no exercício da função, afirmou o juiz.
Ainda de acordo com o magistrado, por conta da condição de ser advogado, o preso não será colocado em uma cela comum, ou seja, vai ser encaminhado para uma cela de estado maior.
Portanto, ao lume do exposto, homologo a prisão em flagrante e, com fulcro nos artigos 310, II, 312 e 313, I, do CPP, em deferimento à Representação Policial e ao Requerimento Ministerial, converto a prisão em flagrante em preventiva em desfavor de George Moreira Tajra Melo, diante da gravidade concreta do delito pelo modus operandi e do justo receio de que em liberdade possa causar risco à ordem pública. Expeça-se Mandado de Prisão Preventiva contra o autuado incluindo-o no BNMP, e encaminhe-se o Mandado de Prisão e esta decisão à Autoridade Policial que determinou a lavratura do flagrante, para que encaminhe o custodiado de imediato para o estabelecimento prisional apropriado. Esclareço que em razão de o flagranteado ser advogado, o Estatuto da Advocacia (art. 7.º, V, Lei n.º 8.906/94), assegura que o recolhimento se dê em sala de Estado Maior, com instalações condignas, conclui o juiz.
Entenda o caso
Um advogado, identificado como George Moreira Tajra Melo, foi preso após esfaquear o policial civil Jorge Antônio Pereira Lopes de Carvalho Filho, na noite desse sábado (14), no bairro Cristo Rei, zona Sul de Teresina.
Segundo o apurado pela TV Lupa1, o policial teria tentado intervir em uma briga de casal dentro de um condomínio. Durante a discussão, o agente foi surpreendido com golpes de faca, que atingiram a região do pescoço e o ombro da vítima.
Após o ataque, o policial foi encaminhado para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Segundo o apurado, seu estado de saúde é estável e ele deve ser transferido para o Hospital São Marcos.
Suspeito tentou fugir
O advogado ainda tentou fugir depois do crime. Imagens de uma câmera de segurança do condomínio mostram o suspeito entrando no elevador com algumas bolsas.
A Polícia Civil do Piauí foi acionada e conseguiu interceptar George Tajra na zona Norte de Teresina. Ele ainda teria tentado resistir à prisão e foi conduzido à Central de Flagrantes de Teresina.
NOTÍCIA RELACIONADA:
Vídeo mostra momento em que policial esfaqueado é socorrido por vizinho