Reforço dos bombeiros previne afogamentos nas praias do Piauí na Semana Santa
Foram realizadas 401 orientações e 170 advertências ao público, além de campanhas educativas de conscientização.
Durante o feriado da Semana Santa, o reforço das equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) no litoral foi intensificado com o objetivo de garantir a segurança dos visitantes nas praias e pontos turísticos mais movimentados do estado.
Reforço dos bombeiros previne afogamentos nas praias do Piauí na Semana Santa - Foto: Divulgação
Com o aumento do número de banhistas nesse período, o Comando de Operações dos Bombeiros (COB) mobilizou equipes dos grupamentos com maior demanda nessa área, especialmente o 3º Grupamento de Bombeiros Militar de Parnaíba (3º GBM), visando prevenir incidentes — em especial os afogamentos, que costumam ocorrer devido ao grande fluxo de pessoas em ambientes aquáticos nas cidades de Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia.
De acordo com o comandante do 3º GBM, tenente-coronel Christian, durante o final de semana prolongado as equipes estiveram distribuídas em diversas praias do litoral, realizando patrulhas aquáticas e monitoramento constante das condições do mar.
“Além da presença física dos bombeiros, distribuímos orientações de segurança e reforçamos a sinalização nas praias, utilizando toda nossa estrutura de equipamentos, como boias, coletes, placas sinalizadoras e bandeiras indicativas das áreas seguras e das regiões com correnteza”, destacou o comandante.
Reforço dos bombeiros previne afogamentos nas praias do Piauí na Semana Santa - Foto: Divulgação
O capitão Thauzer, especialista em resgate e responsável por comandar as atividades durante os cinco dias da Operação Semana Santa, ressaltou o sucesso da atuação da corporação no litoral. Segundo ele, “o feriado contou com o reforço de 17 bombeiros militares, incluindo soldados da ativa, oficiais especialistas em resgate e até militares de férias, todos mobilizados para garantir a segurança dos banhistas”.
Ainda de acordo com o capitão, foram realizadas 401 orientações e 170 advertências ao público, além de campanhas educativas de conscientização. Como resultado, nenhum caso de afogamento foi registrado nas áreas de atuação do 3º e 4º GBM durante o período de 16 a 20 de abril.
Reforço dos bombeiros previne afogamentos nas praias do Piauí na Semana Santa - Foto: Divulgação
“Esse resultado reflete o planejamento antecipado e o empenho das nossas equipes. A população também colaborou, respeitando os alertas e orientações. Tivemos um feriado seguro e sem intercorrências graves”, completou o oficial.
Reforço dos bombeiros previne afogamentos nas praias do Piauí na Semana Santa - Foto: Divulgação
Campanha “Banho Seguro
A Campanha Banho Seguro, desenvolvida pelo CBMEPI em parceria com órgãos estaduais e prefeituras municipais, segue em andamento em todo o Piauí, com o objetivo de reduzir os índices de afogamento. A campanha abrange ações educativas, sinalização de áreas de risco e orientação direta ao público em locais como praias, rios, açudes, balneários e barragens.
Apesar da ausência de registros nas regiões de Parnaíba, Piripiri e Oeiras durante o feriado, outros grupamentos reportaram quatro casos de afogamento no mesmo período, sendo dois em Teresina, um em Picos e um em Floriano.
Em todo o estado, desde janeiro de 2025, o Corpo de Bombeiros já contabilizou 21 casos de afogamento.
Os especialistas em mergulho e salvamento do CBMEPI reforçam a importância da população seguir rigorosamente as orientações de segurança. O trabalho preventivo continua sendo a melhor forma de preservar vidas.