Municípios

“Gado, fora do curral, tem que andar marcado”, diz prefeito do Piauí para eleitor

O caso aconteceu na cidade de Altos, região metropolitana de Teresina. O prefeito é Maxwell da Mariinha.

02 de fevereiro de 2024 às 16:35
3 min de leitura

Pode ter sido até em tom de brincadeira, mas a frase veio carregada de ranço autoritário e partiu do atual prefeito da cidade de Altos, município da área metropolitana Teresina, a 41km da capital do Piauí.

O prefeito é Maxwell da Mariinha (MDB), que está no seu primeiro mandato e já se movimenta como pré-candidato a reeleição.

O prefeito é conhecido por seu estilo ostentatório, tendo chegado a prefeitura após fazer uma campanha recheada de promessas que não foram cumpridas, como, por exemplo, investimento de 1 milhão de reais em asfalto, com ordem de serviço que foi exposta como um troféu nas redes sociais, junto a um abraço afetuoso de Maxwell ao amigo, senador Ciro Nogueira, de quem Maxwell é aliado político.

Maxwell e Ciro no asfalto que nunca veio-Reprodução

Maxwell tem se notabilizado pelo alto padrão de vida que passou a ter após assumir a prefeitura. Ele era vereador da cidade, chegando a presidência da casa. A vitória pada a prefeitura foi toda construída em críticas fortes a gestão da ex-prefeita Patrícia Leal, a uma ação assistencialista na área de saúde, ocupando brechas que eram deixadas pela gestão municipal. Ao assumir a prefeitura cancelou o projeto que o levou ao poder e não deu respostas institucionais positivas na atenção básica de saúde da cidade.

Maxwell da Mariinha-Redes sociais

Um vídeo que circula nas redes sociais é bastante elucidativa sobre a postura controladora do prefeito diante do eleitorado altoense. Simulando um tom de brincadeira, com meio sorriso, aproxima-se de um jovem, morador da cidade, que usa a sua motocicleta, e diz: “Gado, fora do curral, tem que andar marcado. A gente não sabe de quem é o dono”.

Ao tempo em que fala, sem pedir licença, vai pregando vários adesivos na moto do rapaz, com formato de uma mão colorida que, segundo pessoas ouvidas pelo Lupa1, é uma espécie de símbolo de adesão a Maxwell, que é pré-candidato a reeleição e não faz mais diferença entre o horário em que tem que gerir a cidade e o que pode fazer sua pré-campanha, de acordo com a lei eleitoral.


Veja o vídeo:



O vídeo revela um crime eleitoral e uma postura que caracteriza assédio e abuso de poder, já que se Maxwell se prevalece da condição de prefeito da cidade para Impor que pessoas humildes tenham que ser “ferradas” como gado, de acordo com ele próprio.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas