Defesa Civil solicita contratação de carros-pipa em combate à seca no Piauí
Aldenir Rodrigues é uma dos muitos piauienses que sentem os impactos da estiagem e depende da assistência “para os animais e para viver”, relata.
Neste mês de abril, o Governo do Estado do Piauí decretou situação de emergência em 129 municípios em razão da escassez de chuva. Diante desse cenário, a Secretaria da Defesa Civil do Piauí (Sedec) iniciou um novo processo de licitação para contratação de carros-pipa, visando garantir o abastecimento de água em localidades onde a estiagem compromete o acesso ao recurso mais básico para a vida, a água.
O Piauí enfrenta há mais de nove meses uma das piores estiagens da história recente, com maior impacto na região sul. A falta de chuvas tem causado escassez de água e afetado comunidades inteiras.
Aldenir Rodrigues, agricultora residente de São Francisco de Assis do Piauí, um dos municípios que estão em emergência, é uma dos muitos piauienses que sentem os impactos das poucas ou a falta completa de chuvas e depende da assistência do Estado “para para os animais e para viver”.
“Infelizmente, nem sempre temos água acumulada e guardada. O carro-pipa é uma ajuda muito grande, precisamos demais desse recurso. É água para gente, para os animais e para viver”, relatou a dona Aldenir.
Além da operação carro-pipa, que é apenas uma parte do esforço do governo estadual, a Sedec também atua com ações de longo prazo que buscam minimizar os efeitos recorrentes da seca e garantir maior segurança hídrica à população.
Entre as medidas estruturantes estão: a perfuração de poços, a implantação de redes de distribuição de água e a recuperação e construção de barreiros e barragens em comunidades rurais.
Uma das iniciativas mais relevantes nesse sentido é a Adutora de Jaicós, que vai beneficiar mais de 20 mil pessoas e receberá investimentos superiores a R$ 100 milhões. O termo de compromisso para a obra já foi firmado entre o Governo do Estado e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
Além das obras físicas, a Sedec também promove treinamentos com as Defesas Civis Municipais com o objetivo de capacitar os gestores para o uso adequado do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), uma ferramenta muito importante que ajuda os municípios a solicitar recursos federais e desenvolver ações eficazes para combater à seca.
“Nós sempre tivemos problema no uso dessa ferramenta. Ela vai além do pedido, ela é uma alternativa para que tenhamos ações conjuntas com o Governo do Estado e a União. A Defesa Civil do Piauí está de parabéns, todos precisamos desse treinamento”, disse o coordenador da Defesa Civil Municipal de Floriano, Chico Alves.
A Defesa Civil do Piauí afirma que o enfrentamento à estiagem vai além das medidas emergenciais. O compromisso do Estado é com soluções duradouras e estruturadas, para garantir dignidade e qualidade de vida a todos os piauienses que estão sendo impactados por essa realidade que, a cada ano, chega mais cedo e com mais intensidade.