Criança de 2 anos morre após se engasgar com caroço de pitomba no Piauí
Em nota, a prefeitura de Pavassu lamentou o ocorrido e esclareceu informações sobre o atendimento médico prestado à criança.
Uma criança de apenas 2 anos, identificada como Eloá Crystine Pereira Ramos, morreu após se engasgar com um caroço de pitomba, na cidade de de Pavussú, no Piauí. No momento do incidente ocorrido no final da tarde desta quarta-feira (19), a criança estava com os pais na casa de um parente.
Eloá foi levada pelos pais a uma unidade de saúde mais próxima, no local a menina foi atendida por um médico e uma enfermeira, mas infelizmente não resistiu e faleceu.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o município não possui hospital e conta com apenas duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), mas as unidades possuem enfermeiros de plantão à noite e nos fins de semana para casos de urgência.
Em nota, a prefeitura de Pavassu lamentou o ocorrido e esclareceu informações sobre o atendimento médico prestado à criança. "O que aconteceu hoje dentro da nossa UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE, foi uma fatalidade, que infelizmente não pode ser evitada a tempo. Quando a paciente chegou ao local de atendimento, já não foi possível reverter a situação, apesar de ter sido atendida pelo médico que faz parte da equipe e pela enfermeira", informou o município.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Secretária Municipal de Saúde de Pavassu lamenta profundamente a lerda da querida Eloá Cristine Pereira Ramos, que veio a óbito de forma trágica na noite de hoje. Na oportunidade viemos esclarecer algumas inverdades que estão sendo repassadas em redes sociais por pessoas maldosas e que não respeitam sequer a dor do próximo. Pavassu é um município que contém apenas 2 (duas) equipes de SAÚDE DA FAMÍLIA, tendo assim, 2 (duas) UNIDADES BÁSICAS e as mesmas funcionam para atendimento de promoção e prevenção de saúde nos turnos da manhã e tarde, como regra para o tipo de estabelecimento.
Mesmo assim, a gestão sempre preocupada em amparar a população deixou disponível a enfermeiras de plantão noturno da noite e aos fins de semana para atender pacientes em caso de urgência. Profissionais esses capacitados e de extrema qualidade. Nosso atendimento sempre foi e sempre será dedicado à população sem escolhas políticas ou indiferenças. O que aconteceu hoje dentro da nossa UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE, foi uma fatalidade, que infelizmente não pode ser evitada a tempo. Quando a paciente chegou ao local de atendimento, já não foi possível reverter a situação, apesar de ter sido atendida pelo médico que faz parte da equipe e pela enfermeira.
Mais uma vez reforçamos que lamentamos a enorme perda e nos solidarizamos com todos familiares.
Além disso, em luto pela morte de Eloá, a Prefeitura de Pavussú decretou feriado municipal nesta quinta-feira (20).