Política

CENSUS: Em Piracuruca Marcelo Jatobá vence o prefeito Assis Mãozinha e deve romper hegemonia

Marcelo Jatobá enfrenta o grupo do prefeito que tem por trás o ex-prefeito Raimundo Alves, que vem se perpetuando há anos no poder.

24 de dezembro de 2023 às 09:30
3 min de leitura

Pode que seja ainda muito cedo para alguns, mas o certo é que as pesquisas realizadas nesta virada de ano revelam bem o panorama que vai se cristalizando nas cidades brasileiras com relação aos nomes que estão pré-lançados para ocupar cargos majoritários.

Em Piracuruca, cidade localizada na região norte do Piauí, distante 204 quilômetros da capital, Teresina, é possível se enxergar o retrato do que se chama na política de “fadiga de material”. O prefeito que deve ir a reeleição é uma espécie de afilhado do eterno prefeito da cidade, Raimundo Alves, que tem seguido intocável em resultados eleitorais por anos a fio. Assis Mãozinha não é um desastre, mas está longe de ser um bom prefeito. A população da cidade expressa isso através do resultado das pesquisas mais recentes.

O instituto CENSUS, um dos mais renomados do Piauí e nordeste do Brasil, realizou pesquisa em Piracuruca nos dias 22 e 23 de Dezembro, ouvindo 303 pessoas, nas zonas urbana e rural, e constatou que uma hegemonia política de décadas pode está chegando ao final. O responsável por essa façanha é o empresário Marcelo Mendes, conhecido pelos mais próximos como “Marcelo da PAC”, e pelo povo de Piracuruca tornou-se conhecido como “Marcelo Jatobá” .

O CENSUS avaliou aprovação dos governos Lula e Rafael Fonteles e esmiuçou a preferência do eleitorado sobre os dois pré-candidatos até aqui de conhecimento da população de Piracuruca.

Para a população de Piracuruca a gestão do presidente Lula é aprovada por 90,43% da população. Já o governador Rafael Fonteles tem a aprovação de 80,85% .

Marcelo Jatobá e Rafael Fonteles-Redes Sociais

Na pergunta estimulada, com os respectivos eventuais vices de Marcelo Jatobá e de Assis Mãozinha, Marcelo leva a dianteira sobre o prefeito.

O Instituto CENSUS formulou uma pergunta estimulada onde os pré-candidatos já aparecem com seus eventuais vice-prefeitos. Marcelo Jatobá confirma o seu favoritismo, apesar de ficar claro que será uma disputa acirrada entre ambos. Marcelo Jatobá e Eduardo Lima aparecem com 41,58% dos votos. Assis Mãozinha e Raimundo Louro vêm logo atrás com 40,59.%. Não sabe/ não opina 13,53%. Brancos e nulos 4,29%.

CENSUS: estimulada Piracuruca



A rejeição de Assis Mãozinha é o seu “calcanha de Aquiles”.

Assis Mãozinha-Redes sociais

Quando o CENSUS provoca o eleitor sobre quem ele não votaria, de jeito nenhum, pode se notar que o atual prefeito tem uma barreira de votos que pode ser decisiva em seu desfavor. Assis tem 32,34% de rejeição contra apenas 18,15% de Marcelo Jatobá.

CENSUS: Rejeição Piracuruca



Marcelo Jatobá ainda é pouco conhecido da população de Piracuruca

Marcelo Jatobá, Georgiano e Rafael-Redes sociais

A pesquisa do CENSUS conseguiu detectar que mesmo com uma situação destacada na pesquisa, Marcelo Jatobá tem uma taxa de conhecimento ainda muito baixa. 28,05% o conhece de “ouvir falar”. 26,40% o conhece “mais ou menos”. 16,83% não o conhece “de jeito nenhum”. Apenas 19,14% diz o conhecer bem.

CENSUS: Taxa de conhecimento
Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas