Maio Amarelo: Detran realiza campanha educativa com condutores em São Luís
As ações do Movimento Maio Amarelo estão sendo desenvolvidas em todo o estado
O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) está intensificando suas ações educativas durante a campanha Maio Amarelo, que tem como objetivo conscientizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.
Foto: Divulgação/ Governo do Maranhão
Como parte dessa iniciativa, o projeto Detran em Ação foi realizado nesta terça-feira (09/05) em São Luís, onde equipes do setor de Coordenação de Educação para o Trânsito entregaram informes educativos e orientaram condutores de veículos que aguardavam atendimento na sede do Departamento.
A campanha Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, e este ano chega a sua 10ª edição no Brasil, com o tema “No trânsito, escolha a vida”. A mobilização no Maranhão conta com apoio de vários setores da esfera do governo, órgãos e instituições públicas e privadas afins e correlatos com o setor dos transportes.
Segundo dados do Governo do Maranhão, no ano passado foram registrados 6.985 sinistros de trânsito com vítimas, sendo 1.126 óbitos. Já em 2023, apenas até o mês de março, foram contabilizados 1.807 sinistros de trânsito com vítimas, sendo 196 óbitos.
Por isso, o Detran-MA está enfatizando a conscientização de cada motorista para reduzir esses números. Temas como alcoolemia, uso do cinto de segurança e direção defensiva foram alguns dos assuntos levados pelas equipes do Detran/MA aos condutores de veículos durante o projeto Detran em Ação.
As ações do Movimento Maio Amarelo estão sendo desenvolvidas em todo o estado pelo Detran-MA, por meio das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), em cidades como Açailândia, Santa Inês, Barra do Corda, Imperatriz, Pedreiras, Balsas, Chapadinha, Timon e Caxias.
A mensagem é clara: o trânsito seguro é responsabilidade de todos, e a conscientização é a chave para reduzir os acidentes e salvar vidas.