Geral

Usuários reclamam de problemas no sistema do Detran-PI

Os serviços online do órgão estão apresentando inconsistência e incomodando usuários.

12 de janeiro de 2022 às 19:07
3 min de leitura

Após um mês da suspensão dos serviços do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), que passou por implementação no seu antigo sistema no dia 11 de dezembro de 2021, usuários ainda relatam problemas no acesso aos serviços online.

De acordo com um usuário do Detran, não foi possível acessar o sistema para realizar o registro da venda e transferência do seu veículo. Outros relatam impossibilidade para pagar o IPVA, pois o sistema encontra-se fora do ar.

"O problema continua o mesmo. O diretor da ATI disse que está normal, mas não está. Vendi o carro e não consigo fazer a transferência, o despachante não consegue comunicar e transferir, e por conta disso não posso receber o pagamento do carro. Não sabemos mais o que fazer são mais de 20 dias nessa condição", relatou Patrícia Fonseca ao Lupa1.

Departamento Estadual de Trânsito do Piauí -Detran Detran-PI

Por meio de nota, o Detran-PI informou que o problema ocorre devido o volume de dados que precisaram ser migrados, integrados e homologados na base nacional, referentes a uma frota de mais 1 milhão e 300 mil veículos. O órgão afirmou que por causa desse volume, algumas inconsistências podem surgir ao longo dos procedimentos, por se tratar de uma mudança que envolve mais de 30 anos de operações.

Ainda segundo o órgão, casos pontuais que possam exigir maiores ajustes, serão corrigidos ao longo da semana.

Confira nota na íntegra:

O Detran-PI informa a seus usuários que o novo Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) está em operação desde o final do mês de dezembro de 2021. Serviços como primeiro emplacamento, transferências, comunicação de venda em cartório, vistoria, multas e emissão de taxas referentes a veículos podem ser realizados pelos usuários nos postos de atendimento ou na sede do órgão.

Destacamos, no entanto que, por conta do volume de dados que precisaram ser migrados, integrados e homologados na base nacional, referentes a uma frota de mais 1 milhão e 300 mil veículos, algumas inconsistências podem surgir ao longo dos procedimentos, por se tratar de uma mudança que envolve mais de 30 anos de operações.

As equipes da ATI, SEFAZ e DETRAN já realizaram os principais ajustes para minimizar possíveis intercorrências, mas, casos pontuais podem exigir maiores ajustes, sendo corrigidos ao longo dos próximos dias.

O Detran-PI destaca ainda que, o Registro Nacional de Habilitação (Renach) não teve qualquer paralisação, podendo o usuário requerer os seus serviços (renovação, 2ª via de CNH, autoescolas, provas práticas e teóricas, exames médicos e psicológicos) normalmente.

Veja mais

Serviços suspensos do Detran devem retomar nesta segunda-feira (20);

Detran adia retorno de serviços por mais 24 horas após ataque de hackers.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas