Geral

Uespi comemora 37 anos de dedicação ao ensino, pesquisa e extensão no Piauí

A solenidade em comemoração aos 37 anos da Uespi será na próxima terça-feira (1º/08).

29 de julho de 2023 às 08:36
5 min de leitura

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) está celebrando um momento significativo nesta sexta-feira (28/07), completando 37 anos de uma jornada memorável. Fundada em 1986, a Uespi tem como principal missão oferecer um ensino superior público, gratuito e de excelência a todos os piauienses.

Universidade Estadual do Piauí (Uespi) - Foto: Divulgação/ Governo do Piauí

Inicialmente conhecida como Centro de Ensino Superior do Piauí, a universidade realizou seu primeiro processo seletivo, oferecendo cursos de Pedagogia, Biologia, Matemática, Português, Inglês e Administração de Empresas.

Ao longo dos anos, o apoio do poder Executivo estadual permitiu sua expansão, resultando na criação de vários campi em diferentes cidades do estado.

Em 1993, a instituição adotou uma estrutura multicampi, estabelecendo-se em Teresina e, posteriormente, em Corrente, Floriano, Parnaíba e Picos. A Universidade passou por constantes ajustes e ampliações, agregando novos cursos, centros de ciências e faculdades.

Em 2005, ocorreu uma revisão do estatuto e as primeiras eleições foram realizadas para reitor, vice-reitor, diretores de centro e de campus, e coordenadores de curso. Atualmente, a instituição conta com 12 campi, distribuídos por 11 cidades no Piauí.

A Uespi se orgulha de abrigar mais de 400 projetos de pesquisa do Programa de Iniciação Científica e de Inovação Tecnológica, além de 101 grupos de pesquisa cadastrados, 14 programas de residência médica e multiprofissionais, 10 programas de mestrado e 2 doutorados interinstitucionais. A Universidade também desenvolve 128 projetos de extensão cadastrados, sendo 55 na capital e 73 em outras localidades do interior do estado.

Esses números destacam a riqueza, pluralidade e diversidade da instituição, que está empenhada no avanço científico e acadêmico.

O reitor, Evandro Alberto, ressalta que ao longo desses 37 anos, a Uespi tem sido uma força transformadora no estado do Piauí, com ênfase na interiorização, promovendo a emancipação das famílias por meio da educação.

“A Uespi tem cumprido uma missão nobre, transformando a vida dos piauienses. Nossos egressos têm sido agentes de mudança, levando desenvolvimento e transformação para suas comunidades. Eles ocupam cargos tanto em escritórios quanto em instituições públicas por meio de concursos. A Universidade é do povo e do estado do Piauí, ela desempenha um papel importante na sociedade, oferecendo uma melhor condição de vida para seus egressos através do poder mágico da educação”, ressaltou o reitor.

Segundo o vice-reitor, Jesus Abreu, esta data celebra 37 anos de serviços prestados à comunidade e ao povo do Piauí, como uma formadora de pessoas e cidadãos.

“Quando a gente olha para trás e vê tudo que a Uespi já contribuiu para o estado do Piauí, todas as pessoas formadas que mudaram sua realidade e de suas famílias, lembramos que é um processo que alavanca a economia do Estado, o ensino, a estima das pessoas, pois são oportunidades que surgem. O desenvolvimento do estado fica mais acelerado quando se pensa, quando se tem conhecimento. Esse é o caminho que a Uespi trilhou ao longo de todos esses anos”, destaca Jesus Abreu.

A universidade também se destaca por diversos programas e serviços oferecidos para a comunidade acadêmica. Entre eles, o Programa Universidade Aberta do Piauí (UAPI) tem sido um agente de transformação, permitindo que estudantes realizem o sonho de cursar o ensino superior, mesmo em locais distantes, por meio de seus 183 polos espalhados por todo o estado.

Além disso, a Uespi oferece vários outros programas, como o PRIL (Programa de Fomento e Indução da Inovação na Formação de Professores e Diretores Escolares), o PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica), o PIBID (Programa de Bolsas de Iniciação à Docência), o PRP (Programa de Residência Pedagógica) e o Núcleo de Educação a Distância (NEAD).

A instituição também se preocupa com o bem-estar dos estudantes, fornecendo apoio pedagógico, bolsas de trabalho, auxílio moradia e auxílio alimentação. Além disso, oferece um serviço gratuito de Psicologia dedicado aos estudantes que procuram esse tipo de suporte.

As comemorações pelos 37 anos da Uespi acontecerão na próxima terça-feira (1º/08), no auditório do Pirajá no Campus Torquato Neto em Teresina, tanto presencialmente, a partir das 8h, quanto através do canal do Youtube da Uespi Oficial.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas