Geral

TJ-PI inaugura Centrais de Inquérito e Audiência de Custódia I e II em Teresina

Além das Centrais de Inquérito e Audiência de Custódia I e II, foi inaugurada também a Vara de Delitos de Organização Criminosa.

29 de junho de 2024 às 11:07
3 min de leitura

O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), desembargador Hilo de Almeida Sousa, inaugurou, nesta sexta-feira (28), as novas instalações do Juízo de Garantias na Comarca de Teresina. O local, situado na Avenida João XXIII, nº 4651D, bairro Uruguai, conta com as Centrais de Inquérito e Audiência de Custódia I e II, além da Vara de Delitos de Organização Criminosa.

Nova Central de inquéritos de Teresina: Foto - Reprodução

Em seu discurso, o presidente da Corte destacou que muito mais que as novas instalações das Centrais de Inquéritos, o que a população ganha hoje é uma frente ampla de trabalho, que congrega todos os poderes a dar resposta à altura das necessidades dos piauienses.

“Falar do enfrentamento da violência no país, especialmente no que se refere ao combate ao crime organizado, é falar de uma batalha tão necessária quanto difícil. Não só pelos números que só crescem, mas pela complexidade que eles envolvem. É bem verdade que não avançamos suficientemente para o enfrentamento desse cenário. Porém, é papel de todos nós buscarmos soluções efetivas e inovadoras. E é isso que estamos fazendo”, frisou o presidente.

Ele ressaltou os avanços na reestruturação da justiça criminal, que há 20 anos não eram criadas novas unidades judiciárias nesse segmento, por exemplo. “Imaginem vocês que a complexa estrutura introduzida pelo crime nas últimas duas décadas no Piauí continuava a ser enfrentada pelo mesmo sistema judiciário de 20 anos atrás. Uma luta desigual. Ou, como se diz popularmente: estávamos enxugando gelo”.

Para o Secretário de Segurança Chico Lucas, trata-se de uma obra de importância muito grande e acaba com temas como repressão policial e garantia judicial. “Não há como garantir segurança sem respirar vida e a liberdade alheia e esses institutos serão bem mais preservados neste prédio. Portanto, a descentralização das centrais de inquérito para Picos, Parnaíba e agora na região metropolitana de Teresina, vem permitir que as operações possam ser realizadas de forma mais céleres e eficazes por todo o estado e com isso, quem ganha é a sociedade”.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas