Geral

Timon abre programação no enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

A programação de ações tem o intuito de mobilizar a sociedade e a rede de atendimento para atuar no combate ao abuso e exploração sexual em crianças.

16 de maio de 2022 às 15:08
3 min de leitura

“Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”, esse é o slogan da campanha Nacional de Enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes: o Maio Laranja. Em Timon, a abertura das atividades reuniu vários órgãos de defesa dos direitos humanos em um Seminário expositivo, nesta segunda-feira (16), no Auditório do Ministério Público.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES) organizou uma programação de ações com o intuito de mobilizar a sociedade e a rede de atendimento para atuar no combate ao abuso e exploração sexual de crianças de adolescentes. Na manhã desta segunda-feira (16), um Seminário abriu as atividades no auditório do Ministério Publico conduzido pela Gerência de Proteção Social Especial e Gerência de Proteção Social Básica. O Seminário teve como objetivo alinhar as redes de atendimento e analisar o plano Municipal de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

De acordo com as leis brasileiras, configura violência sexual atos praticados com pessoas de idade inferior a 14 anos. A alegação de consentimento por parte da criança ou do adolescente em atividades sexuais, pela lei deve sempre ser questionada, uma vez que crianças e adolescentes são considerados seres humanos em condição peculiar de desenvolvimento, cuja capacidade de autonomia para consentir ou não está ainda em processo de construção.

Faça Bonito Timon

18 de maio, dia Nacional do Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, também é o dia “Dia D” da programação da SEMDES. Dessa forma, a comunidade timonense está convidada a participar de uma caminhada com a intenção de chamar a atenção e sensibilizar todos sobre a importância na luta pela proteção dos direitos de crianças e adolescentes.

A caminhada contará com a presença de profissionais do conselho tutelar, judiciário, saúde, educação, direitos humanos e demais membros que atuam na garantia de direitos.

Confira a programação completa:

Dia 17/05 às 8h – Panfletagem na Rodoviária, Ceasa, Mercado da Formosa, Mercado Parque Alvorada, Feirinha do Parque Alvorada.

Dia 18/05 às 7h – Caminhada saindo da Escola de Artes Beija Flor rumo à Prefeitura, com concurso de paródia no encerramento.

Dia 19/05 às 9h – povoado Perdido

Dia 20/05 às 7h – Panfletagem Projeto Cuidar, Rodoviária, Posto Fiscal e Guarita.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas