Geral

Sesapi recomenda a realização do pré-natal mesmo com a pandemia

11 de julho de 2021 às 08:06
2 min de leitura

Por conta da pandemia da Covid-19, muitas gestantes ainda têm medo de ir a consultas enquanto tomam precauções, como ficar em casa e praticar distanciamento físico quando precisam sair. Isso tem afetado diretamente a saúde delas e do bebê.

A secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) emitiu um alerta, explicando que mesmo durante a pandemia da Covid-19, é necessário a realização do pré-natal. De acordo com o alerta, o acompanhamento permite o desenvolvimento saudável do bebê e reduz riscos para a gestante, já que são as grávidas e puérperas que estão mais suscetíveis a terem complicações decorrentes do coronavírus. As evidências cientificas demonstram que entre 8 a 11% das gestantes, puérperas e lactantes que forem contaminadas com a covid-19 vão necessitar de hospitalização e cerca de 2 a 5% vão necessitar de terapia intensiva, tendo em vista maior probabilidade de complicações.

A coordenadora estadual de saúde da Mulher, Auzenir Moura Fé, explica que as grávidas não podem interromper a assistência durante a pandemia.

“O pré-natal é essencial no cuidado da gravidez. A descontinuidade dele imprime riscos, principalmente, quando perdemos a capacidade de identificar mulheres que têm doenças. Algumas gestantes ficaram com medo e deixaram de ir para o acompanhamento, mas é importante lembrar que continuamos realizando o pré-natal habitual nas unidades de saúde”, reforça.

Ainda segundo a coordenadora é fundamental que as gestantes mantenham o isolamento social, evitem receber visitas e usem máscara sempre que for necessário sair de casa. Além disso, é preciso manter a higiene e ter uma alimentação saudável para fortalecer a imunidade. “O distanciamento contribui para que as grávidas não adoeçam, já que estão incluídas no grupo de risco”, destacou Auzenir.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas