08 de setembro de 2026 às 14:57 ▪ Atualizado em 08/09 às 15:39
Campo Largo do Piauí é uma pequena, mas bem cuidada cidade do Norte do Piauí, às margens do rio Parnaíba, localizada entre Porto e Matias Olímpio. Tem cerca de 8 mil habitantes e 6 mil eleitores, e seu prefeito, Jairo Leitão, patrocinou recentemente um dos atos mais bonitos e admiráveis de um regime democrático: fez um pronunciamento dirigido aos servidores do município para dizer que todos têm o direito de votar de acordo com suas consciências. Com certeza o exemplo passará à história.
Prefeito do Piauí faz história ao declarar que servidor tem liberdade para votar de acordo com sua consciência - Foto: Reprodução
Jairo dirigiu-se aos servidores com o adesivo de seus candidatos no peito, mas fez questão de afirmar que, no seu município, não haverá perseguição a qualquer servidor que desejar votar fora do seu campo de apoio.
Referindo-se ironicamente a situações patrocinadas por "fiscais" de prefeitos que monitoram servidores, desautorizou secretários e assessores a fazerem qualquer restrição ou cobrança a eventuais posturas contrárias de funcionários do município.
Detentor de curso superior, Jairo Leitão declarou à Justiça Eleitoral, na eleição de 2024, um patrimônio de apenas 13 mil reais.
No último pleito, Jairo Leitão obteve 3.223 votos, 64% do eleitorado. Sua concorrente, Jaci Santos, do MDB, obteve 1.761 votos.
Jairo Leitão dá um verdadeiro exemplo para o Brasil, onde se normalizou, sobretudo em cidades do interior, o assédio de quem exerce o poder sobre pessoas contratadas ou prestadoras de serviços, para impor sua vontade eleitoral.
Enquanto Jairo Leitão dá um exemplo admirável para o país, bem pertinho dali, do outro lado do rio Parnaíba, em Coelho Neto, a perseguição e humilhação se impõem, praticadas pela mãe do prefeito do município, Sueli Silva, segundo várias denúncias.
Denúncias feitas em Coelho Neto revelam que a mãe de Bruno Silva, prefeito de Coelho Neto, tem uma equipe especializada em monitorar servidores do município.
Bruno Silva, prefeito de Coelho Neto - Foto: Reprodução/ Instagram
Essa equipe da dona Sueli Silva, lembrando os melhores tempos do coronelismo, estaria exigindo a presença dos funcionários em todos os atos da Prefeitura e, pasmem, o compartilhamento de publicações bajulatórias dos candidatos de Bruno Silva.
Consta que a mãe do prefeito Bruno Silva, de Coelho Neto, na mais ruidosa prática de crime eleitoral, estaria reunindo em colégios servidores municipais para exigir que peçam votos de suas famílias e de pessoas próximas para os candidatos do prefeito.
Consta que está muito feia a briga entre dois candidatos a deputado federal da base do governo....
*** Texto escrito por colaborador externo. As opiniões nele contidas não refletem, necessariamente, a opinião do veículo.
De segunda a sexta, um resumo dos fatos que importam, direto no seu e-mail e de forma gratuita.
COMBATE AO DESCAMINHO
Acidente
CRIME NO LITORAL
Colunão do Feitosa
MAUS-TRATOS
LUTO
INVESTIGAÇÃO
OPERAÇÃO DE CRÉDITO
Tarifa
COLUNÃO DO FEITOSA
ELEIÇÕES 2026
ELEIÇÕES 2026
SUSPEITA DE AFOGAMENTO
AGENDA POLÍTICA
Agenda
Os bastidores do poder no Piauí e no Brasil. A notícia sem rodeios. Lupa1 é jornalismo imparcial com conteúdo exclusivo e diário.
Termos de uso Política de Privacidade Princípios Editoriais
© 2026 Portal Lupa1. Todos os direitos reservados.