Geral

Piauí atinge marca de mais de 260 mil adolescentes vacinados com a primeira dose

O levantamento, divulgado pela Sesapi, mostra ainda que quase 150 mil jovens já estão com o esquema vacinal completo.

11 de janeiro de 2022 às 09:16
3 min de leitura

Um levantamento divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) nesta segunda-feira (10), aponta que o Piauí alcançou a marca de 263.610 jovens, entre 12 e 17 anos, vacinados com a primeira dose da vacina, contra a Covid-19, e 146.914 com o esquema vacinal completo.

Divulgação / PMT

“Seguimos avançando na imunização do nosso povo contra o coronavírus e agora estamos com mais da metade dos adolescentes com o ciclo de imunização completo. E esperamos o mais breve possível alcançar 100% desse grupo com as duas doses. Para isso precisamos de um esforço dos nossos municípios e a colaboração da população, que atenda os chamados para se vacinar e mantenham os cuidados como usos de máscaras, lavagem das mãos e nos ajudem a sair dessa situação de pandemia”, lembra o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

A vacinação deste público começou a ser realizado no mês de setembro de 2021, e tinha como intervalo entre doses de três meses, porém, por uma nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde, o intervalo foi diminuído para 21 dias. Até o momento, não foi liberada a dose de reforço para este público. No Piauí, todos os 224 municípios já aplicam a primeira e a segunda dose nos jovens.

Vacinas para as crianças

Segundo a previsão do Ministério da Saúde, os imunizantes para as crianças, entre cinco e 11 anos, devem chegar ao Piauí até o final desta semana. A Sesapi já prepara as equipes para receber as vacinas e realizar a campanha de vacinação que visa imunizar 331.432 pessoas nesta faixa etária no Estado.

Doses de imunizantes pediátricos da Pfizer Paul Hennessy / Agência Brasil

“Assim que estivermos com as vacinas para este público nossa Coordenação de Imunização já está preparada para o envio o mais breve possível aos municípios, possibilitando o começo da vacinação das nossas crianças”, destaca Florentino Neto.

A vacina da Pfizer é a única, até o momento, autorizada, pela Anvisa, para este público e será aplicada em duas etapas com o intervalo de oito semanas entre a primeira e segunda dose. O frasco da vacina para crianças também terá uma cor diferente daquela aplicada em adultos, para ajudar os profissionais de saúde na hora de aplicar a vacina.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas