Por Isabel Fonseca
21 de agosto de 2026 às 11:41 ▪ Atualizado há 1 hora
O primeiro dia da 9ª edição do Festival Gastronômico Maria Isabel foi marcado por sabores, descobertas e muita movimentação no Teresina Shopping. Realizado pela Abrasel no Piauí, o evento começou nesta quinta-feira (20) e reuniu público interessado em conhecer diferentes experiências da gastronomia piauiense, além de acompanhar atrações culturais e os preparos realizados ao vivo na Cozinha Show.
Festival reúne visitantes interessados em conhecer sabores e receitas que fazem parte da gastronomia piauiense Com o tema “Sabores que contam Histórias – Encantos do Piauí”, o Festival reúne, até domingo (23), 13 estabelecimentos gastronômicos, que apresentam pratos especiais pelo preço único de R$ 28,00. Para facilitar o atendimento, o público pode comprar uma ficha e utilizá-la no restaurante escolhido, com 30 caixas volantes espalhados pela praça de alimentação, evitando filas e agilizando a experiência dos visitantes.
Para o presidente da Abrasel no Piauí, Vítor Bezerra, o primeiro dia confirmou a proposta de aproximar o público da gastronomia e dos profissionais que fazem o setor.
“O Festival Maria Isabel é esse encontro entre quem produz, quem cozinha e quem aprecia a nossa gastronomia. Começamos essa edição com o público ocupando os espaços, experimentando os pratos, participando das aulas e conhecendo histórias que mostram a riqueza dos sabores do Piauí”, destaca.
Público acompanha de perto os preparos e receitas apresentadas durante a Cozinha Show
Mungunzá salgado surpreende paladares
Entre os pratos dos 13 restaurantes da Arena Gastronômica, o público pode conhecer a criação do chef Waldyr Borim, que trouxe uma versão salgada do tradicional mungunzá. Prato que é popular na região sul do Piauí, mas pouco conhecido do restante do país.
“Ao chegar ao Piauí, conheci o chamado chá de burro ou mungunzá e, durante viagens ao Peru e ao México, percebi a importância do milho na alimentação e na cultura desses povos. A experiência me levou a pensar em novas formas de valorizar o ingrediente na gastronomia piauiense”, afirma o Chef.
Foi assim que surgiu a proposta de utilizar o milho tradicionalmente empregado no mungunzá para preparar uma versão salgada, com carne e linguiça e outros segredos, ampliando as possibilidades de um ingrediente tão presente na cultura alimentar.

Bolo de goma e memória afetiva
Um destaque da Cozinha Show, que também teve apresentação de receita de mungunzá salgado, foi a aula da chef Maria Silva, do Senai, com o tema “Patrimônio do Piauí: O Bolo de Goma Além da Receita Tradicional”. A profissional compartilhou com o público os detalhes que considera fundamentais para alcançar a textura e o sabor característicos da receita.
“O segredo está principalmente em uma escalda bem feita e em colocar erva-doce, além de contribuir para o sabor, desperta memórias afetivas, lembra a gente do bolo de vó”, revelou a Chef.
A proposta da Cozinha Show é justamente aproximar o público dos processos e dos conhecimentos por trás de receitas que fazem parte da identidade regional. A programação segue até domingo, com aulas gratuitas e acesso por ordem de chegada, com vagas limitadas.
“Eu adorei a Cozinha Show. Fico de olho em cada receita para ver as características regionais e, principalmente, a gente sempre acaba aprendendo algo mais”, contou Suiliana Silva, chefe de produção, que acompanhou as atividades do espaço.
Nesta edição, o evento conta com o patrocínio da Equatorial Piauí por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Turismo (Sietur).

Público presente desde a primeira edição
O Festival também tem entre seus visitantes pessoas que acompanham a história do evento desde o início. É o caso da bibliotecária Ana Paula Silva, natural de São Paulo, que chegou ao Piauí no ano da primeira edição do Festival Maria Isabel e, desde então, sempre esteve presente prestigiando e conhecendo mais sobre a comida da nossa gente.
Para ela, o evento é uma oportunidade de conhecer a gastronomia que faz parte do cotidiano dos piauienses.
“É uma ótima forma de conhecer o que é regional e o que o povo do Piauí gosta de comer em casa de verdade. E eu também adorei!”, avaliou.
Ana Paula já havia experimentado mais de um dos pratos oferecidos pelos restaurantes participantes nesta edição e resumiu a experiência: “Muito saboroso!”

Festival segue até domingo
A programação do Festival Maria Isabel continua nesta sexta-feira (21), com novas atrações na Cozinha Show, a final do Concurso de Maria Isabel para Amadores, além de programação cultural. Os shows de Gonzaga Lu e Trio Asa Branca, nesta sexta-feira, começam a partir das 19h.
A programação reúne ainda feira gastronômica, Mercado Sebrae, espaço de artesanato e área infantil, ampliando a experiência para além da gastronomia.
O Festival Maria Isabel 2026 tem como patrocinadores Equatorial Piauí, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Turismo (Sietur), Governo do Estado e Prefeitura de Teresina, além de apoio de Brahma, Coca-Cola, Aperol e Santa Clara e apoio institucional de Sebrae Piauí, Senac Piauí e Sistema Fiepi.
O Festival Maria Isabel é uma realização da Abrasel no Piauí.
De segunda a sexta, um resumo dos fatos que importam, direto no seu e-mail e de forma gratuita.
Ocorrência
Enriquecimento ilícito
Investigação
DENÚNCIA
Propaganda antecipada
INVESTIGAÇÃO
Negociação
SUSPEITA DE FEMINICÍDIO
ELEIÇÕES
ELEIÇÕES 2026
CULTURA
Coluna Lugar de Fala
Eleições 2026
COMBATE AO CRIME
Operação Cobre Frio
Os bastidores do poder no Piauí e no Brasil. A notícia sem rodeios. Lupa1 é jornalismo imparcial com conteúdo exclusivo e diário.
Termos de uso Política de Privacidade Princípios Editoriais
© 2026 Portal Lupa1. Todos os direitos reservados.