Imepi realiza “Operação Páscoa” e fiscaliza produtos típicos da Semana Santa
Ação ocorre em supermercados e estabelecimentos comerciais, onde a comercialização dos produtos da Semana Santa e Páscoa aumentam nesse período.
Realizada pelo Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi), a Operação Páscoa tem fiscalizado produtos típicos da Semana Santa nos municípios do Piauí nesta semana. A ação ocorre em supermercados e estabelecimentos comerciais, onde a comercialização dos produtos da Semana Santa e Páscoa aumentam nesse período.
Durante a operação, o Imepi tem como foco fiscalizar ovos de chocolate, bombons, macarrão, massas alimentícias, sardinhas, peixes, alimentos drenados como azeitona, milho e ervilha, creme de leite e outros alimentos.
Os alimentos são periciados no laboratório do Setor de Pré-medidos e os brinquedos que acompanham alguns ovos de Páscoa são avaliados pelo Setor de Qualidade do Imepi.
Segundo o diretor do Imepi, Júnior Macedo, os fiscais do Setor da Metrologia realizam também a verificação de balanças utilizadas na pesagem de pescados em feiras livres.
Estamos averiguando os produtos em alta durante esse período de Quaresma. Nossas equipes estão na capital e também no interior do estado com o objetivo de evitar que o consumidor seja lesado.
As fiscalizações feitas pela operação seguem até o dia 16 de abril e as multas podem chegar até RS 1,5 milhão caso seja realizada alguma irregularidade.
Para denunciar irregularidades, o cidadão pode realizar a denúncia por meio do aplicativo Fala Consumidor ou através do canal de WhatsApp da ouvidoria do Imepi, pelo telefone (86) 99456-1921.
Ovos de Páscoa com brinquedos
É obrigatório que os brinquedos sejam certificados pelo Inmetro e estejam adequados à faixa etária da criança. A embalagem deve ter a frase: "ATENÇÃO: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade."
Embalagens e riscos
Caso algum consumidor sofra um incidente com os acessórios e materiais utilizados nas embalagens, como arames, tiras metálicas, grampos ou barbantes, o caso pode ser relatado por meio do Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac).