Geral

Governo do Piauí libera retorno gradual de atividades esportivas no Estado

Eventos devem atender ao cumprimento das medidas preventivas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

22 de junho de 2021 às 10:11
3 min de leitura

As atividades esportivas de Ciclismo e Motociclismo estão sendo autorizadas para retornar gradativamente ao seu funcionamento no Piauí ainda neste mês, mas sem a presença de público, após autorização do Governo do Estado do Piauí.

Os eventos que promovem essas práticas esportivas devem atender ao cumprimento das medidas preventivas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, contempladas no Decreto Estadual em vigor durante o período em que acontecerão as atividades, bem como, o cumprimento aos Decretos Nº 19.040, de 19 de junho de 2020 e Decreto Estadual Nº 19.187, de 04 de setembro de 2021, que aprovam o Protocolo Geral e Específico, respectivamente, para a realização das atividades físicas, incluindo as atividades esportivas.

A autorização para o funcionamento das atividades foi pauta de reuniões do Comitê de Operações de Emergências em Saúde Pública do estado do Piauí (COE), juntamente com membros da Federação de Ciclismo do Piauí (FDP) e Federação de Motociclismo do Piauí (FDM), que apresentaram pré-calendários com data, tipo e quantidade de provas para o período de junho a dezembro de 2021.

Com a liberação, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi)/Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa) publicou a Nota Técnica Nº 005/2021 sobre o retorno gradual das atividades, especificando as medidas complementares e necessárias ao atual momento pandêmico, visando à prevenção e controle da disseminação da Covid-19.

O documento reforça que o calendário proposto pelas federações para a realização das provas não garante sua efetivação, devendo ser feita a reavaliação dos riscos epidemiológicos, sanitários e ocupacionais próxima à data de cada prova e prévia autorização da Sesapi/Divisa com anuência do COE/PI.

A nota estabelece ainda alguns critérios que deverão ser obedecidos, como a testagem dos participantes e o limite máximo de 100 pessoas nas provas, incluindo pilotos, equipe técnica e demais envolvidos na organização do evento.

“Todos os participantes deverão fazer previamente o teste da Covid-19. Nos casos em que as provas tenham um número maior que essa quantidade, elas deverão ser realizadas em turnos diferentes para que não haja aglomerações”, acrescentou Tatiana Chaves.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas