Geral

FMS suspende aplicação de vacina AstraZeneca em gestantes

Com a decisão, a fundação segue aguardando uma orientação de como proceder diante da imunização deste público-alvo.

11 de maio de 2021 às 11:39
2 min de leitura

A Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) informou que vai suspender a aplicação das vacinas AstraZeneca/Oxford em gestantes em Teresina, após recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Com a decisão, a fundação segue aguardando uma orientação de como proceder diante da imunização deste público-alvo da campanha de vacinação.

Os imunizantes começaram a ser aplicados nas gestantes com comorbidades e puérperas na semana passada, e o número de mulheres contempladas ainda está sendo contabilizado.

A aplicação da AstraZeneca/Oxford foi suspensa em grávidas pela Anvisa após a morte de uma gestante no Rio de Janeiro, que ainda está sendo investigada.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), se pronunciou e indicou que municípios orientem as gestantes a procurarem seus médicos para que façam avaliação sobre o uso ou não do imunizante.

“Neste caso é bastante preventivo que as gestantes possam definir com o seu médico a melhor maneira na condução desta vacinação”, disse o superintendente de Atenção à Saúde Municípios, da Sesapi, Herlon Guimarães.

Nota Técnica

Anvisa recomendou nesta segunda-feira (10) a suspensão imediata do uso da vacina Covid da AstraZeneca/Fiocruz em mulheres gestantes. A orientação está em Nota Técnica emitida pela Agência.

A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina da AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Esta recomendação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra Covid em uso no país.

O uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra Covid da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina por gestantes sem orientação médica.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas