Filme Piauiense “Entre o Fogo e a Cana” contará história da Usina Santana
Projeto é idealizado pelo ator e produtor Teodorico Júnior, um dos descendente direto de trabalhadores da antiga usina.
O média-metragem “Entre o Fogo e a Cana” entra em fase de pré-produção e promete lançar luz sobre um capítulo da história do Piauí que apesar de marcante, ainda é pouco conhecido. O filme retrata a trajetória real da Usina Santana, fundada em 1906 pelo industrial Gil Martins, personalidade que hoje nomeia uma das principais avenidas de Teresina.
Localizada na zona rural da capital piauiense, a Usina Santana foi, por décadas, uma potência da indústria regional, empregando centenas de trabalhadores e impulsionando a economia local. Mais do que um resgate histórico, o filme se propõe a explorar os bastidores dessa imponente estrutura para revelar os impactos econômicos, os desafios enfrentados pelos operários e os conflitos sociais que atravessaram gerações.
O projeto foi contemplado pelo Edital 2 - CultPeriferia da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB/PI), que tem como foco promover a democratização do acesso à produção artística e cultural em áreas periféricas, tanto urbanas quanto rurais, com atenção especial aos povos tradicionais. “Entre o Fogo e a Cana” nasce como um movimento de resgate e valorização da comunidade da Usina Santana e da memória industrial do Piauí.
Idealizado pelo ator e produtor cultural Teodorico Júnior, morador da própria região da usina, o projeto carrega um profundo elo pessoal com a história narrada. Nascido e criado no território, Teodorico é descendente direto de trabalhadores da antiga usina e hoje lidera um movimento de preservação dessa memória esquecida.
“Este filme é mais do que uma homenagem; é um reencontro com nossa identidade e com as raízes de uma comunidade que ajudou a construir a história econômica e social do estado. Trazer essa história à tona é também um ato de justiça cultural”, afirma Teodorico.
A produção está sendo desenvolvida por uma equipe formada exclusivamente por talentos locais incluindo, cineastas, artistas, pesquisadores e historiadores que unem suas experiências e saberes para construir uma obra sensível, autoral e profundamente engajada. O filme pretende emocionar, provocar reflexões e reacender o debate sobre identidade, desigualdade e o papel do interior piauiense no desenvolvimento do estado.
A realização de “Entre o Fogo e a Cana” é possível graças ao apoio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) no Piauí, iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com o Governo do Estado do Piauí e a Secretaria de Cultura (Secult).