Dom Francisco é transferido da Diocese de Campo Maior para Paraíba
Bispo estava à frente da Diocese de Campo Maior desde 2017 e é vice-presidente do Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
O Vaticano nomeou nessa quarta-feira (11) o Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos, que era bispo da Diocese de Campo Maior, como novo bispo da Diocese de Cajazeiras, na Paraíba. A transferência da diocese foi assinada pelo Papa Francisco.
O bispo estava à frente da Diocese de Campo Maior desde 2017 e ocupa o cargo de vice-presidente do Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE 4).
A Presidência da CNBB enviou ao bispo uma saudação pela sua nova missão
"Saudação a Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos
Estimado irmão,
Recebemos com alegria a notícia de sua nomeação como novo bispo da Diocese de Cajazeiras, na Paraíba. Unimo-nos ao amado povo de Deus dessa Igreja Particular que agora recebe o esperado Pastor para guiar o rebanho neste caminho de peregrinos.
Agradecidos por sua generosidade e cheios de esperança, confiamos esta nova etapa de seu ministério ao cuidado materno de Nossa Senhora da Piedade, padroeira da Diocese de Cajazeiras. Que a Mãe da Piedade o ampare e o inspire, tornando-o sempre mais semelhante ao Bom Pastor que dá a vida por suas ovelhas.
Em Cristo,
Cardeal Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB"
O bispo também expressou, por meio de uma nota, a sua experiência como bispo da Diocese de Campo Maior.
Aceitei este novo encargo com obediência filial e esperança na providência divina. [...] Confesso que o bispo que aqui chegou em 2017, há sete anos e sete meses, é hoje mais humano, mais experiente e tem determinação para seguir amando e servindo à igreja, embora 'instrumento limitado.
O Bispo nasceu na cidade de Esperança (PB) e faz parte da Congregação do Santíssimo Redentor. Dom Francisco também é formado em Teologia pelo Instituto Teológico de São Paulo e em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco.