Geral

Diretor do IBGE afirma que coleta do Censo não será finalizada em 2022

As informações foram divulgadas nesta terça-feira (06).

06 de dezembro de 2022 às 12:30
2 min de leitura

O diretor de pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, admitiu nesta terça-feira (06) que o instituto não vai conseguir concluir o Censo ainda este ano e a coleta dos dados vai prosseguir até o fim de janeiro. Foram 127 dias de coleta – 37 dias a mais que o previsto inicialmente.

IBGE
Agência Brasil

De acordo com o diretor, o Censo Demográfico 2022 contou 168,018 milhões de pessoas, o equivalente a 79% da população estimada, segundo informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa foi marcada por atrasos nos pagamentos a recenseadores e por baixa remuneração a esses profissionais, que dificultou a atração de trabalhadores para a função.

Piauí

O Piauí foi o primeiro estado do Brasil a concluir a primeira etapa do Censo 2022. O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estática (IBGE), Eduardo Luiz Gonçalves elogiou a equipe responsável pela coleta de dados no Piauí.

"Agradeço aos profissionais do Piauí. Mas teve essa cooperação da população, que nem todos os estados foram recebidos dessa forma", declarou o presidente.

Greve

Em agosto deste ano, os recenseadores do IBGE ameaçaram entrar em greve após inúmeras dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores durante as pesquisas de campo.

Dentre as principais reclamações estavam as de fake news, deslocamento de difícil acesso, ameaças, agressões tanto verbais e físicas, assédio sexual, abuso de autoridade, etc.

Leia mais:

IBGE prorroga prazo para coleta de dados do censo demográfico 2022

Maioria que recusa responder Censo em Teresina mora em condomínio de luxo

IBGE publica novas regras de contratação de recenseadores pra Censo 2022

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas