Geral

Maioria que recusa responder Censo em Teresina mora em condomínio de luxo

Os dados foram divulgados pelo IBGE, nesta quinta-feira (03).

04 de novembro de 2022 às 11:20
2 min de leitura

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizou uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (03), em que o superintendente do IBGE no Piauí, Leonardo Passos, confirmou que amaioria das pessoas que recusou responder ao questionário do Censo Demográfico 2022 mora em condomínio de luxo na zona Leste de Teresina.

Leonardo Passos, IGBEDivulgação IBGE

Em Teresina, a recusa em responder o questionário está acima da média do estado e próxima à média nacional. Apesar da capital apresentar estes números, oPiauí continua tendo a segunda menor taxa de recusa no Brasil.

A média do Piauí é de 1,08% de recusa, enquanto Teresina tem 2,2%. Já no Brasil a média é de 2,33% de domicílios que não quiseram participar do Censo 2022. E, apensar de baixa, o IBGE tem a meta de que o Censo no Estado termine com o mais próximo de zero possível.

O superintendente Leonardo Passos, frisou a importância do Censo Demográfico e ressaltou que responder o questionário é um direito e dever de todo cidadão. "“Toda a população tem que saber que responder o Censo é um ato de cidadania. É um direito e um dever. Por meio do Censo é que nós iremos conhecer a realidade da população. É fundamental para que esses dados sejam utilizados na construção das políticas públicas, no direcionamento dos investimentos privados”, disse.

Por fim, foi destacado que as perguntas, mesmo que o morador não tenha respondido o questionário por inúmeros fatores, estarão disponíveis através de uma carta de notificação no domicílio do morador que se recusou. Essa carta tem um número de e-ticket para que ele possa acessar o site e responder.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas