Especiais

Galinhas, porcos, bois, cabras, cavalos: saiba quais cidades do Piauí têm maiores rebanhos

Reportagem do Lupa1 detalha, com foco para o Piauí, os números da mais recente pesquisa sobre rebanhos no Brasil.

05 de novembro de 2023 às 16:20
4 min de leitura

Números da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) divulgados na semana passada revelam o tamanho dos rebanhos brasileiros de bovinos, caprinos, ovinos, suínos, equinos e galináceos. A pesquisa é de 2022 e os dados foram disponibilizados agora. Só de galináceos (espécies de galinhas), o Brasil tem de 1,5 bilhão de cabeças.

A quantidade de bovinos no país é de 234,3 milhões. Porcos são 44,3 milhões, ovelhas 21,5 milhões, cabras 12,3 milhões e cavalos 5,8 milhões.

O IBGE também contabilizou a quantidade de codornas e búfalos.

Pesquisa detalha rebanhos brasileiros (Arte/Lupa1)

Números do Piauí

Com base nos dados do IBGE, o Lupa1 compilou os números dos rebanhos no estado do Piauí. Nesta reportagem, você vai conferir quais cidades piauienses são campeãs na quantidade de bovinos, caprinos, ovinos, suínos, galináceos e equinos (cavalos).

Por serem insignificantes, com nenhuma cabeça contabilizada na maioria dos municípios do Piauí, os rebanhos de codornas e búfalos não foram considerados nesta reportagem.

Rebanho de Galinhas

Os municípios do Piauí com maior quantidade de galinhas são Teresina, Altos e Valença do Piauí. Os dois primeiros superaram a marca de 1 milhão de tipos de galinhas. Teresina é campeã disparada, com 2.847.489 cabeças. Com esse número, a capital piauiense ocupa a 112ª colocação nacional no rebanho de galináceos.

Altos tem 1.040.783. Na terceira colocação, Valença do Piauí, a 210 km da capital, tem 435.591 galinhas.

Rebanho de caprinos

No rebanho de caprinos, o município de Dom Inocêncio, a 610 km de Teresina, lidera absoluto no Piauí com um rebanho de 88.772 cabeças. Em nível nacional, Dom Inocêncio ocupa a 24ª colocação entre os maiores rebanhos de caprinos do país.

Junto com municípios vizinhos dos estados da Bahia e Pernambuco, a região do semiárido, onde Dom Inocêncio está localizado, é a maior produtora de caprinos do Brasil e uma das maiores do mundo.

Depois de Dom Inocêncio, os maiores rebanhos de caprinos do Piauí estão em São Raimundo Nonato, com 49.619 cabeças, e em Dirceu Arcoverde, com 44.030 cabeças.

Rebanho de ovinos

Na criação de carneiros e ovelhas (ovinos), o município com maior rebanho no Piauí é Jacobina, no semiárido do estado. Ao todo, eram 69.511 cabeças no município em 2022. Em segundo lugar aparece Paulistana, na mesma região, com 65.380 cabeças. Em terceiro aparece Dom Inocêncio, com um rebanho de 57.807 ovinos.

Rebanho de gado

Quando o assunto é rebanho bovino, o maior do Piauí está no município de Parnaguá, no extremo Sul do estado. Ao todo, são 40.395 cabeças de gado em Parnaguá. Na segunda colocação aparece Corrente, com 28.599 cabeças. Em terceiro está Bom Jesus, com 26.122. As três cidades ficam na mesma região e são fortes na criação de gado.

Rebanho de porcos

Os maiores rebanhos de suínos no Piauí ficam em municípios do Norte do estado. O campeão é União, com 30.543 porcos. Em segundo lugar aparece Piripiri, com 28.292 cabeças de suínos e em terceiro surge a cidade de José de Freitas, com 27.062.

Rebanho de equinos

O rebanho de equinos (cavalos) do Piauí é bem pequeno se comparado a outras regiões do País. A maior concentração dessa espécie em solo piauiense está em Campo Maior, com 1.880 cabeças. Em seguida aparece José de Freitas, com 1.842. Na terceira colocação está Corrente, no extremo Sul, com um total de 1.403 cavalos.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas