Brasil

Alta no preço do café deve continuar nos próximos meses, diz Abic

Segundo a associação, a principal causa do aumento nos preços são os eventos climáticos, que influenciam na safra do grão.

07 de fevereiro de 2025 às 12:48
2 min de leitura

Dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) nesta quarta-feira (05), revelaram que o preço do café deverá se manter em alta nos próximos meses, pelo menos até a safra deste ano, que começa a ser colhida por volta de abril ou maio.

Grãos de café - Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

De acordo com os dados, no varejo, o produto teve um aumento em 110% nos últimos quatro anos, o avanço no custo do grão para o consumidor foi de 37,4%. O presidente da Abic, Pavel Cardoso, informou que o produto ainda deverá ter um aumento de 25% nos próximos meses.

“Devemos ter aumento adicional no preço final. A indústria não tem como evitar esse aumento e repassou os valores para os intermediários e consumidores finais. Então ainda haverá o valor pago pelo consumidor. Nos próximos dois meses devemos ter um aumento de 25%”, afirmou.

Segundo a associação, a principal causa do aumento nos preços são os eventos climáticos, que influenciam na safra do grão. O aumento do consumo em todo o mundo e a chegada de um novo mercado consumidor global, a China, também influenciam.

Desde 2021, as safras de café têm sido afetadas por fatores climáticos prejudiciais que levaram a colheitas menores que pressionaram os preços com aumento da demanda global. Além disso, a alta no custo da matéria-prima foi de 224% entre 2021 e 2024.

Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo

O Brasil segue na posição de segundo maior consumidor de café do mundo. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o consumo do café no Brasil entre novembro de 2023 e outubro de 2024 registrou um aumento de 1,11% em relação ao período anterior, considerando dados de novembro de 2022 a outubro de 2023.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas