Thiago Trindade

Turistas Piauienses foram os que mais viajaram em 2021

Em contrapartida, alta no preço de bilhetes aéreos podem dificultar o turismo nacional.

12 de julho de 2022 às 09:45
2 min de leitura

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela em pesquisa que os piauienses foram os que mais viajaram dentro do Brasil em 2021.

Praia de Barra Grande - Cajueiro da Praia Reprodução/Ascom

A média brasileira de pessoas que viajaram em 2021, é de 12%. Entretanto, o Piauí se destacou ao registrar que 18% da população realizaram alguma viagem.

O turismo brasileiro começou a se movimentar após dois anos de pandemia, mas o preço alto das passagens aéreas está sendo empecilho para os turistas.

Para a tristeza de muitos, a Agência Nacional de Aviação Civil anunciou em seu mais novo levantamento que as passagens áreas no país irão continuar elevadas.

Segundo dados do painel Tarifas da aviação doméstica, entre os meses de janeiro e abril o preço médio das passagens aéreas chegou em R$ 580,41, com alta de 21,52%se compararmos com o mesmo período em 2019.

Aeroporto de Teresina - Avião Latam Josefa Geovana/Lu

Entenda o aumento

O valor do bilhete aéreo é composto pela soma de impostos, taxas, manutenção, serviços, peso da bagagem e claro, o combustível. O querosene de aviação (QAV) que acumulou alta de70,6% em 2022 de acordo com o último levantamento da levantamento da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas).

O combustível equivale a cerca de 40% do custo da passagem aérea, por conta disso a projeção para os próximos meses é que os valores aumentem até o mercado do petróleo entrar em estabilidade.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas