Thiago Trindade

Petrobrás reduz preço do querosene de aviação pela segunda vez consecutiva

A estatal reforça que os ajustes são feitos mensalmente de acordo com o mercado internacional.

30 de agosto de 2022 às 20:24
1 min de leitura

A Petrobrás anunciou na última semana que a partir do dia 1° de setembro, o querosene de aviação (QAV) terá uma redução de 10,4% para as distribuidoras.

Esse é o segundo ajuste realizado em sequência pela empresa, considerando que no mês de agosto o reajuste concedido correspondia a 2,6%.

Aeroporto de Teresina - Avião LatamJosefa Geovana/Lupa1

“Conforme prática que remonta os últimos 20 anos, os ajustes de preços de QAV são mensais e definidos por meio de fórmula contratual negociada com as distribuidoras. Os preços de venda do QAV da Petrobras para as companhias distribuidoras buscam equilíbrio com o mercado internacional e acompanham as variações do valor do produto e da taxa de câmbio, para cima e para baixo, com reajustes aplicados em base mensal, mitigando a volatilidade diária das cotações internacionais e do câmbio”, declara a empresa.

A empreiteira também anunciou na última segunda feira (29) a redução de 15,7% no valor da gasolina de aviação (GAV) para as distribuidoras. A GAV é utilizado em aviões de pequeno porte, enquanto a QAV é comum para voos de aviões comerciais.

Para quem planeja viajar nos próximos meses, a redução significa economia. Os dois reajustes podem ocasionar a a diminuição do preço das passagens aéreas, além disso, produtos fretados por transporte aéreo também devem ter o frete reduzido.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas