Thiago Trindade

CPF na nota: Confira para que serve

Mesmo não sendo obrigatória, a prática beneficia tanto o consumidor quanto a fiscalização tributária do estado.

01 de julho de 2022 às 22:32
1 min de leitura

Seja no supermercado, restaurante ou qualquer outro estabelecimento, o consumidor possui a opção de incluir o CPF na nota fiscal ao realizar a compra de um produto. Mas, você sabe o motivo dessa prática?

Cupom fiscal Agência Brasil

Para quem não sabe, a prática bastante incentivada pelos funcionários trata-se de uma estratégia dos governos estaduais para controlar a arrecadação fiscal do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS).

Além disso, o registro do CPF na nota fiscal evita a sonegação fiscal de estabelecimentos, evitando assim que a legislação tributária seja burlada.

Benefícios

É importante destacar que mesmo não sendo uma prática obrigatória, ainda assim há benefícios quando realizada. O consumidor pode ser contemplado com sorteio de prêmios, resgate de valores, descontos e até mesmo realizar doações com o saldo acumulados.

Em cada estado, a gestão tem autonomia de escolher de qual forma contemplar o cidadão e entidades que exercem seu papel no âmbito fiscal. No Piauí, até o ano de 2020 foram realizados sorteios através da Secretária Estadual da Fazenda (SEFAZ) para aqueles que se inscreveram no programa Nota Piauiense.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas