Coluna Política em Pauta

Júnior Santos

Rafael Fonteles convidou Evaldo Gomes para se filiar ao PT, diz líder do governo

Deputado Vinicius Nascimento (PT) explicou que o entendimento de Rafael é, de fato, concentrar chapas nos maiores partidos da base.

01 de abril de 2025 às 22:00
5 min de leitura

O convite para o deputado Evaldo Gomes (Solidariedade) se filiar ao partido do governador, o PT, se tornou público após entrevista da coluna com o líder do governo, o deputado Vinicius Nascimento (PT).

PT e Evaldo Gomes. Foto: Montagem.

O médico é direto ao afirmar que o afunilamento das chapas faz parte do planejamento estratégico do governador, e que vai acontecer. Resta saber para onde irão os articuladores das famosas “chapinhas”. Vinicius admite que o convite foi feito pelo próprio governador, que teve, segundo o parlamentar, uma longa conversa com Evaldo.

“O Evaldo é presidente de um partido, e isso tem que ser muito bem respeitado. A gente está dialogando, mostrando as possibilidades e, claro, quando ele conseguir vislumbrar que é mais forte para essa base do governo, ter um único partido montando essa base, então vai ficar o MDB e o PT, concorrendo no Estado. Ele vai tomar a decisão. Mas essa discussão está sendo conversada, já o convidamos, o próprio governador e ele tiveram uma longa conversa, e o caminho que a gente pensa que é mais viável, que é mais saudável politicamente, é a gente ter esses pensamentos dentro de dois partidos”, explicou.

Evaldo foi recentemente escolhido para ser vice-líder do governo na Assembleia, agindo como um porta voz de Rafael na casa. Supõe-se que o aceite da nova função seja um sinal da compreensão do deputado do entendimento estratégico do governador.

Procurado e também entrevistado, Evaldo Gomes se reservou ao direito de comentar sobre política apenas no ano que vem.

Quem está falando a verdade na base do governo?

Flávio Nogueira e João Mádison. Foto: Montagem.

Existe uma situação, no mínimo, desconfortável na base do governo, com o choque de versões de aliados de primeira hora. Tudo começou com a declaração do deputado federal Flávio Nogueira (PT), que criticou a antecipação de uma “chapa fictícia” para 2026. Ele ainda disse que nenhuma conjectura sobre ocupação de vagas teria partido de Rafael Fonteles (PT) ou do seu partido.

No entanto, entrevistado pela coluna, o deputado estadual João Mádison (MDB) afirmou que confia na palavra do governador, no sentido de que o chefe do Executivo apalavrou um acordo para conduzir Marcelo Castro (MDB) e Júlio César (PSD) à disputa pelas vagas de senador.

Enfim, quem está falando a verdade? O governador falou ou não falou sobre Júlio e Marcelo na chapa majoritária? O tempo o revelará.

Fim da rápida insatisfação com Silvio na Câmara

Antes mesmo de a escolha do vereador Zé Neto (MDB) para comandar a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel) ser confirmada pelo próprio prefeito Silvio Mendes (União Brasil), a vereadora Samantha Cavalca (PP) já havia comentado sobre o fim da repentina e passageira insatisfação dos vereadores de Teresina com o prefeito.

Samantha Cavalca - Foto: Laura Cardoso/ Lupa1

Samantha já havia afirmado, em entrevista, que a sinalização de alguns parlamentares pela derrubada do veto do prefeito a um ponto específico de seu projeto era, na verdade, um bode expiatório para que os vereadores enviassem um recado a Silvio: insatisfação com a falta de espaço no Palácio da Cidade.

No entanto, o veto foi apreciado nesta terça-feira (01) sem qualquer manifestação de contrariedade – sendo mantido por unanimidade e sem qualquer consideração nos microfones.

Samantha avalia que, se os vereadores deixaram de se manifestar, é porque se consideram contemplados. A coluna complementa que, mesmo aqueles que de fato não foram, agora têm – em Zé Neto – a esperança de ser.

"Eu acredito que o recado, falei naquela época e repito agora, se trata de alguns vereadores querendo mais espaço na gestão. Se não houve, se o veto permaneceu, se eles não derrubaram o veto, eu acredito que tenham sido ouvidos pela prefeitura, ou então pelo menos tem uma luz no fim do túnel", afirmou.

A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas