Gustavo Almeida

Secretário diz que taxa de analfabetos no Piauí é ‘chaga’ que precisa ser superada

Pesquisa do IBGE divulgada em junho apontou que o Piauí é o campeão nacional no número de analfabetos.

03 de julho de 2023 às 07:44
6 min de leitura

O secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira, comentou em entrevista ao Lupa1 o resultado de pesquisa do IBGE que mostrou o Piauí como campeão nacional em analfabetismo. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), divulgados em junho.

Há seis meses no cargo, Bandeira admite que o número não agrada e avalia a situação como "chaga" que o Piauí precisa trabalhar para superar. Segundo ele, a intenção do governo de Rafael Fonteles (PT) é mudar essa realidade e colocar o Piauí bem posicionado, com baixos índices de analfabetismo.


Washington Bandeira (Foto: Gustavo Almeida)

"É um número que realmente não agrada, não é bom. Apesar de ter havido uma redução, o número ainda é elevado. Então, nós já estamos trabalhando de modo muito intenso na construção de um programa fortalecido de alfabetização dos nossos jovens e adultos, um novo programa, para que a gente consiga reduzir esse número para índices mais favoráveis e em breve chegarmos ao menor índice do Nordeste e um dos menores do Brasil. É essa a nossa intenção e isso está muito claro no plano de governo do governador Rafael Fonteles. Para isso estamos construindo um novo programa de alfabetização", disse.

Deixando claro que será um novo programa pensado e criado pelo atual governo, o secretário afirmou que a redução registrada em governos anteriores não foi satisfatória.

"Houve uma queda, mas não foi satisfatória. Agora nós vamos fortalecer as ações, com mais capilaridade nos 12 territórios de desenvolvimento do Piauí, em 224 municípios, para que realmente a gente reduza ao máximo essa chaga que é o analfabetismo e em breve, isso é um compromisso com a sociedade piauiense, esses índices serão reduzidos e nós chegaremos aos menores índices do Nordeste e do Brasil. É um compromisso firmado no plano de governo do governador Rafael", prometeu.

Primeiro lugar desonroso

De acordo com a PNAD Contínua, pesquisa do IBGE, o Piauí registrou em 2022 a maior taxa de analfabetismo do Brasil, com 14,8%. O dado é muito acima da média nacional, que ficou em 5,6%. No Distrito Federal, que registrou menor número de analfabetos, o índice foi de 1,9%.

Os números do Piauí são ainda mais assustadores quando considerada a faixa etária de pessoas idosas: 40% desse público no Piauí não sabe ler e escrever. O índice nacional para esse grupo é de 16%, ou seja, o Piauí tem bem mais que o dobro da média nacional.

| Nenhum piauiense


Congresso Nacional (Foto: EBC)

Até a noite de ontem, domingo, 65 deputados federais assinaram projeto de lei apresentado na Câmara para anistiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) da inelegibilidade determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De autoria do deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS), o projeto prevê anistiar políticos que cometeram ilícitos eleitorais civis desde 2016, o que, uma vez aprovado, beneficia Bolsonaro. Do 65 que assinam o projeto não há nenhum do Piauí.

Já no Senado...

Se nenhum deputado piauiense assina o projeto protocolado na Câmara, no Senado outro com finalidade idêntica é de autoria de um piauiense. Ex-ministro da Casa Civil de Bolsonaro, o senador Ciro Nogueira (Progressistas) apresentou projeto de lei para anistiar candidatos a presidente e vice-presidente da República que tenham sido processados, condenados ou declarados inelegíveis nas eleições gerais de 2022. A intenção é livrar Bolsonaro.

| Google contrata Temer


Michel Temer (Foto: Walter Campanato/Agência Brasil)

O ex-presidente Michel Temer (MDB) foi contratado pelo Google para ajudar os interesses da empresa no Congresso Nacional. A informação foi publicada pelo jornal Folha de S. Paulo. Em abril deste ano, o Google, juntamente com a Meta, que controla Instagram, Facebook e WhatsApp, fizeram forte pressão para barrar a votação do projeto de lei das Fake News, apelidado de PL da Censura. O objetivo da contratação de Temer é "construir pontes" entre executivos da empresa e deputados e senadores.

| Bater chapa na convenção


Teresa Britto (Foto: Thiago Amaral/Alepi)

A ex-deputada estadual Teresa Britto, recém-reconduzida à presidência do PV no Piauí, afirma que sua pré-candidatura a prefeita de Teresina está mantida e será levada à convenção eleitoral no ano que vem. Teresa não aceita que a discussão sobre a escolha do candidato da federação formada por PT/PV e PC do B gire em torno de nomes apenas do PT. A ex-deputada avalia que dentro da federação o nome dela é o melhor para encabeçar uma candidatura a prefeita da capital e por isso está disposta a bater chapa na convenção.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas