Gustavo Almeida

PT vai lutar em 2024 contra histórico de 40 anos de derrotas em Teresina

Desde a volta das eleições diretas nas capitais em 1985, partido perdeu todas as eleições municipais na maior cidade do Piauí.

26 de junho de 2023 às 06:00
6 min de leitura

O PT vai tentar superar nas eleições de 2024 um dos seus maiores fantasmas em Teresina: o longo histórico de derrotas nas disputas pela prefeitura da capital. Desde a volta das eleições diretas para prefeito das capitais em 1985, já foram 10 eleições municipais e o partido disputou, com candidato próprio, nove vezes. Perdeu em todas.

Ao longo desse período, somente uma vez, em 2016, o PT não lançou um candidato como cabeça de chapa e preferiu indicar o vice-prefeito do então candidato Amadeu Campos (PTB), mas a composição também foi derrotada. No geral, o partido nunca experimentou o que é ganhar uma eleição em Teresina, apesar das 10 tentativas seguidas.


Sede do PT em Teresina (Foto: Gustavo Almeida/Lupa1)

Nem mesmo Wellington Dias, maior nome da sigla no Piauí nas últimas duas décadas, conseguiu êxito. Ele disputou duas vezes a Prefeitura de Teresina, em 2000 e 2012, e em ambas não conseguiu sequer ir para o segundo turno. O tucano Firmino Filho (1963-2021) venceu as duas eleições em que Wellington tentou ser prefeito.

Outros candidatos petistas derrotados foram Antônio José Medeiros (duas vezes), Antônio Neto, Nazareno Fonteles (duas vezes), Flora Izabel e Fábio Novo.

Para o pleito de 2024, muitos petistas apostam no fato de o partido estar no comando dos governos estadual e federal. No entanto, é bom lembrar que já houve outras eleições em que a sigla petista também tinha os comandos do Palácio de Karnak e do Palácio do Planalto, mas mesmo assim perdeu as disputas pela Prefeitura de Teresina.

Outra aposta dos petistas é o fato de o PSDB, que comandou a prefeitura da capital por 30 anos, até 2020, não estar mais no poder. O grupo dos tucanos que sempre impôs derrotas acachapantes ao PT na capital perdeu força após a morte de Firmino Filho, que foi prefeito quatro vezes e era a maior liderança do partido no Piauí.

Aliado a isso, a atual gestão comandada pelo prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) enfrenta grande desgaste e tem índices de rejeição bastante elevados.

É apostando no declínio sofrido pelo PSDB e na baixa expectativa de reeleição que o prefeito Dr. Pessoa tem atualmente que o PT sonha em espantar em 2024 a porca que há quase 40 anos come o partido sem dó nem piedade nas eleições municipais de Teresina.

| Cidade em festa


São Raimundo Nonato (Foto: Danilo Negreiros)

O município de São Raimundo Nonato, a 530 km de Teresina, completa nesta segunda-feira, 26 de junho, 111 anos de emancipação política. Na cidade, as comemorações aconteceram ontem (25). Um dos municípios mais importantes do Piauí, São Raimundo Nonato já deu ao Estado muitos nomes de relevo na política. Para citar alguns: Waldemar Macêdo, Manoel da Silva Dias, Coronel José Dias, Marcelo Castro, Edson Ferreira e Margarete Coelho.

| Nem deram satisfação


Descaso das operadoras até em audiência na Alepi (Foto: Ascom/Dep. Henrique Pires)

O deputado estadual Henrique Pires (MDB) ficou indignado na última sexta-feira (23). Ele foi o proponente de uma audiência pública na Assembleia Legislativa para debater os péssimos serviços das operadoras de telefonia móvel no Piauí. Ocorre que nenhuma empresa mandou representante para a audiência nem justificaram a ausência. "Elas foram convidadas. Elas não vêm, não respondem, não mandam nem cumprimentos para dizerem que estão em outra ocupação", desabafou o deputado.

| Litígio entre municípios


Deputado Ziza Carvalho preside a Cete (Foto: Divulgação/Alepi)

A Comissão de Estudos Territoriais (Cete) da Assembleia Legislativa do Piauí se reúne nesta segunda-feira (26) para tratar dos limites de sete municípios do estado. Lagoa do Piauí, Lagoinha do Piauí, Capitão de Campos, Itainópolis, Alegrete do Piauí, Geminiano e Lagoa do Sítio são os envolvidos. Os processos que envolvem os territórios dessas cidades já estão em tramitação e a reunião vai dar o passo final antes de serem feitos os projetos de lei para regularizar os novos limites.

| PIX para o ex


Jair Bolsonaro (Foto: Fabio Pozzebom/Agência Brasil)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não para de receber transferências via Pix desde a sexta-feira (23), quando alguns aliados divulgaram a chave Pix dele para que os simpatizantes o ajudem a pagar multas judiciais. Não se sabe quanto Bolsonaro já recebeu, mas uma coisa é certa: é muito dinheiro caindo na sua conta. Com uma legião de apoiadores apaixonados por todo o Brasil, não vai faltar contribuição para o ex-presidente. E olha que Bolsonaro tem rendimentos mensais que beiram R$ 90 mil. Êh Brasil.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas