Gustavo Almeida

Na retina

Um estudo liderado por pesquisadores brasileiros identificou a presença do coronavírus na retina de pessoas que tiveram covid-19

31 de julho de 2021 às 10:03
1 min de leitura

O estudo, publicado em uma revista científica americana, foi realizado pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), segundo informou o portal G1.

A pesquisa mostrou que depois de muitos meses o vírus pode estar na retina da pessoa. Além disso, os pesquisadores afirmam que talvez ele se esconda no sistema nervoso central e em outros órgãos, sendo uma espécie de reservatório, podendo estar relacionado aos casos de Covid crônica.

Sobre a presença do vírus na retina do olho, o grupo já havia observado que cerca de 20% das pessoas que tiveram covid-19 apresentavam anomalias oftalmológicas. Para chegar a essa conclusão, pesquisadores analisaram a retina de pacientes que faleceram em decorrência da gravidade da Covid-19, e que tiveram os órgãos doados pelas famílias. Ao todo, foram analisados os olhos de três pacientes, sendo dois homens e uma mulher. A retina, segundo o pesquisador Rubens Belford Junior, pode revelar o que está acontecendo em outras partes do organismo humano.

Esse é apenas um dos muitos estudos que foram desencadeados ao redor do mundo desde que a pandemia do novo coronavírus se iniciou. A covid-19 é uma doença traiçoeira que já matou milhões de pessoas no mundo inteiro e a cada dia cientistas pesquisam mais sobre ela. A nossa torcida é para que os tormentos causados por essa pandemia não demorem a passar.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas