Gustavo Almeida

Marcelo Castro e o MDB grande, mas com pensamento pequeno

Meta do senador para o partido nas eleições municipais é tão modesta que se não for alcançada será um grande fiasco eleitoral.

08 de abril de 2024 às 10:25
5 min de leitura

Ninguém precisa ser um grande conhecedor de política para saber que o MDB é um partido que historicamente vive encostado em alguma outra força. Prefere sempre ser peça importante de governos, mas quase nunca se propõe a ser o protagonista.

No Piauí não é diferente. Nas últimas duas décadas, a sigla sempre teve a maior bancada na Assembleia Legislativa (atualmente tem a segunda maior), teve deputados federais campeões de voto e tem senador da República. Ainda assim, sempre preferiu se agarrar no PT do que ousar e pleitear o governo. Nunca faltou viabilidade, sempre faltou coragem.

Senador Marcelo Castro (Foto: Érica Pessoa/Lupa1)

A mais recente prova da falta de ousadia (e de coragem) do MDB pode ser extraída de uma declaração do senador Marcelo Castro, presidente regional do partido, a respeito das eleições municipais de 2024. Segundo ele, a meta é que a sigla fique entre as quatro maiores do Piauí em número de prefeitos, junto com PT, PSD e Progressistas.

"O MDB sempre foi um partido forte e continua sendo forte e a minha expectativa é que o MDB vai sair como um dos quatro maiores partidos do Piauí: MDB, PT, PSD e Progressistas. Todo partido quer se fortalecer e a hora de se fortalecer é agora nas eleições municipais. Essa é a tradição do MDB", disse o senador.

Ora bolas! Se o MDB não ficar entre os quatro maiores partidos do Piauí será um dos maiores fiascos eleitorais já vistos. Um partido que tem nove deputados estaduais, um senador e o vice-governador do estado. Tem ainda dois deputados federais (Castro Neto, filho de Marcelo Castro, e Marcos Aurélio Sampaio, filho de Themístocles Filho) com DNA emedebista, mas que estão filiados no PSD devido a um acordo entre os dois partidos feito nas eleições de 2022.

Se tivesse o mínimo de ousadia, o MDB poderia brigar para ser o partido com mais prefeitos, assim como estão fazendo PT, PSD e Progressistas. Mas, para fazer jus à sua postura histórica, o velho MDB se conforma apenas em ficar entre os quatro.

OUTROS ASSUNTOS

| PT e PP juntinhos

Evento em Uruçuí (Reprodução/Instagram)

O PT, partido do governador Rafael Fonteles, e o Progressistas do senador Ciro Nogueira vão estar no mesmo palanque nas eleições municipais em Uruçuí, no Sul do Piauí. No sábado (6), foi lançada na cidade a pré-candidatura do médico Gilberto Júnior (Progressistas) para prefeito, como apoio do atual prefeito Dr. Wagner (Progressistas). O detalhe curioso é que o PT e o PSB apoiam Gilberto Júnior e vão estar no mesmo palanque de Ciro Nogueira na cidade.

| Confusão no PT

Cidade de Geminiano (Foto: Gustavo Almeida/Lupa1)

O vice-presidente do PT do município de Geminiano, Afonso Galvão, entrou com ação na Justiça para anular todas as filiações e desfiliações realizadas nos anos de 2023 e 2024. A intenção é desfazer supostas irregularidades praticadas pelo presidente do diretório municipal, José Genival, conhecido como GG. As denúncias apontam para um flagrante desrespeito às normas partidárias, com desfiliações de membros sem serem avisados e filiação de políticos de mandato sem consultar a direção estadual.

| 55 prefeitos no PSD

Filiação do prefeito de Lagoa do Piauí (de camisa preta) ao PSD (Foto: Divulgação)

O PSD filiou neste domingo (7) o prefeito de Lagoa do Piauí, Mauro Júnior, que deixou o MDB. Com a filiação do gestor, a sigla presidida pelo deputado federal Júlio César Lima atingiu a marca de 55 prefeitos, exatamente o número do partido. A meta é ampliar a quantidade de gestores nas eleições deste ano e se tornar a legenda com maior número de prefeituras no Piauí. O prefeito de Lagoa do Piauí Mauro Júnior é mais um que foi adversário do governador Rafael Fonteles (PT) nas eleições de 2022. Mesmo sendo do MDB, ele apoiou Sílvio Mendes. O grupo do prefeito vai disputar a eleição com a pré-candidata Camila Barbosa (PT).

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas