Gustavo Almeida

Gessy admite ser candidata a prefeita: "Não tenho porquê fugir dessa missão"

Ex-secretária vinha trabalhando uma pré-candidatura a vereadora, mas orientação nacional do Solidariedade deve fazê-la mudar os planos.

04 de outubro de 2023 às 07:40
6 min de leitura

A empresária e ex-secretária municipal Gessy Lima confirmou a esta coluna que está à disposição do Solidariedade para disputar novamente a Prefeitura de Teresina nas eleições de 2024.

Gessy se filiou ao partido em junho deste ano e vinha trabalhando uma candidatura à Câmara Municipal. Os planos mudaram nesta semana após a direção nacional do Solidariedade comunicar aos diretórios regionais que partido deve ter candidatos a prefeito nas capitais.

Gessy Lima (Foto: Andressa Martins/Lupa1)

"O presidente Evaldo [Gomes] me procurou para compartilhar a determinação da direção nacional do Solidariedade que entrega essa missão para todos os diretórios estaduais no país lançarem candidatos próprios nas disputas majoritárias nas capitais. Como é de conhecimento público, meu nome até então está posto como pré-candidata a vereadora, mas a partir do momento em que estou inserida num grupo político onde a direção do partido me apresenta a oportunidade de disputar novamente uma eleição a prefeita da minha cidade, não tenho porquê fugir dessa missão", falou Gessy.

De acordo com a empresária, que ficou na terceira colocação para prefeita de Teresina em 2020 com mais de 50 mil votos, a pré-candidatura dela ao Palácio da Cidade tem a concordância dos pré-candidatos a vereador do Solidariedade. Gessy era uma aposta do partido para ser puxadora de votos na disputa proporcional, mas ela garante que a mudança de planos foi bem recebida pelos correligionários que buscam vaga na Câmara Municipal.

| Banalização do termo

Deputada Bárbara do Firmino (Foto: Lupa1)

A deputada estadual e pré-candidata a prefeita de Teresina Bárbara do Firmino (Progressistas) disse ontem (3) em entrevista ao Grande Jornal Lupa1 que há uma banalização do termo "firminista". Segundo ela, tem muita gente por aí se dizendo firminista sem nunca ter sido. Na avaliação da deputada existem também muitos que eram adversários e agora querem tirar proveito da marca deixada pelas gestões de Firmino Filho. Segundo ela, isso não vai colar.

Falsos firministas

Bárbara falou também que ex-aliados de Firmino que hoje estão abraçados com o governo do PT não eram "firministas" verdadeiros. "A gente sabe que os firministas de fato estão conosco, permanecem na oposição. Como é que vamos assimilar um firminista indo para o PT? Meu pai nunca iria se aliar ao PT.", afirmou a deputada.

Aceita ser vice

Bárbara disputa a cabeça de chapa na oposição com o ex-prefeito Silvio Mendes (União Brasil) e com o ex-deputado estadual Luciano Nunes (PSDB). Embora demonstre confiança de que será escolhida candidata a prefeita, ela garante que, se não for, irá se dedicar à campanha de quem for escolhido. A deputada admite que, uma vez não sendo cabeça de chapa, aceita compor sendo candidata a vice.

"Nós queremos contribuir, seja até mesmo como vice. Claro que sim. Toda possibilidade é bem-vinda a partir do momento que a gente dê nossa contribuição à população", falou.

| Falta de diálogo

Deputado Dr. Hélio (Foto: Lupa1)

Prestes a ser confirmado como candidato do Palácio de Karnak a prefeito de Parnaíba, o deputado estadual Dr. Hélio (MDB) diz que a cidade litorânea poderia ter muitas conquistas se não fosse a falta de diálogo da gestão do prefeito Mão Santa (União) com o governo de Rafael Fonteles (PT) no estado. Aliado de Rafael, Hélio promete que se for eleito prefeito vai acabar com essa barreira. Ele sinaliza que vai fazer campanha explorando ao máximo a imagem do governador a seu favor.

É crime

Questionado pelo jornalista Feitosa Costa sobre adversários que o criticam dizendo que ele não é de Parnaíba, pelo fato de ter nascido e crescido no município de Canto do Buriti, Hélio foi ligeiro na resposta: "Essa xenofobia é crime. Você não escolhe o lugar de nascer, mas escolhe o lugar de viver, de trabalhar, de amar e fazer bem a população. E isso eu fiz", reagiu o deputado que se fixou em Parnaíba há 34 anos.

| Falta vaga nos cemitérios

Vereador Edson Melo (Foto: Andressa Martins/Lupa1)

O vereador Edson Melo (PSDB) levou ontem, terça-feira (3), um problema sério à Câmara Municipal de Teresina. Segundo ele, faltam vagas nos cemitérios da capital. O parlamentar tucano denuncia que a população mais carente enfrenta grande dificuldade para encontrar local para enterrar seus entes queridos por causa dos cemitérios que estão cheios e sem vagas.

Situação difícil

Não é de hoje que cemitérios de Teresina estão cheios, mas é inegável que o problema se agravou muito nesses últimos anos. Com a palavra, a Prefeitura Municipal. Cabe a ela resolver o problema e dar dignidade às pessoas pelo menos na hora da morte.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas