Gustavo Almeida

Filiação do prefeito de Floriano ao PSD é um caso ‘diferente’ das tantas outras

Gestor provoca uma baixa significativa no Progressistas, partido presidido no Piauí por Joel Rodrigues, que entregou a prefeitura a ele em 2022.

04 de abril de 2024 às 07:50
5 min de leitura

A direção do PSD no Piauí anuncia para esta quinta-feira (4), às 11h, a filiação do prefeito de Floriano, Antônio Reis. Com isso, o gestor deixa o Progressistas, partido presidido no estado pelo ex-prefeito de Floriano Joel Rodrigues, que antecedeu Reis na prefeitura.

Joel Rodrigues e Antônio Reis (Reprodução/Instagram)

Nos últimos meses, vários prefeitos se filiaram ao PSD, todos tentando se encostar, ainda que de modo desconfiado, em algum benefício político vindo do Palácio de Karnak.

Contudo, a filiação do prefeito de Floriano é diferente. Por várias circunstâncias, ela salta aos olhos.

Antônio Reis era vice-prefeito de Joel Rodrigues pela segunda vez e assumiu a prefeitura em abril de 2022 quando Joel renunciou para concorrer ao Senado, disputa que por pouco não venceu. Reis virou prefeito e assumiu a liderança dos destinos da cidade e do grupo até então liderado por Joel.

Não bastasse essa circunstância, Joel é hoje o presidente estadual do Progressistas, sendo uma de suas missões principais trabalhar para evitar perda de lideranças.

Vale destacar que Antônio Reis e Joel não estão rompidos politicamente. Joel deve, inclusive, indicar o candidato a vice-prefeito de Reis nas eleições deste ano. Mesmo assim, a decisão do prefeito de provocar uma baixa no partido do padrinho político causa estranheza. Além disso, constrange Joel, por ser de Floriano.

Não é surpresa a filiação de qualquer outro prefeito ao PSD, mas a de Antônio Reis sim. Pelo contexto e pelas circunstâncias, causa espécie.

OUTROS ASSUNTOS

| Menos, Themístocles

Lucy e Themístocles (Reprodução/Instagram)

Durante o ato de filiação da ex-deputada estadual Lucy Soares ao MDB, o vice-governador Themístocles Filho projetou que ela terá 10 mil votos para vereadora de Teresina na eleição deste ano. O cacique emedebista levou em consideração o fato de que Firmino Filho (1963-2021) teve quase 20 mil votos para vereador em 2008. Como Lucy é viúva de Firmino, Themístocles avalia que ela pode ter metade da votação do marido. Agora vejamos: a diferença aí é grande, já que Firmino, quando concorreu a vereador em 2008, tinha sido prefeito de Teresina duas vezes e já era uma das grandes lideranças da história da capital. Menos, Themístocles. Menos!

| União em Água Branca

Grupos rivais se unem em Água Branca (Divulgação)
Conforme antecipado com exclusividade por esta coluna no dia 25 de janeiro, o grupo do ex-prefeito Zito, de Água Branca, se uniu ao grupo do ex-prefeito Jonas Moura e do atual prefeito Júnior Ribeiro, ambos do PSD. A união que já estava bastante avançada quando esta coluna noticiou em janeiro foi anunciada nos primeiros minutos da madrugada desta quinta-feira (4) após uma reunião que passou da meia-noite. O grupo de Zito vai apoiar a reeleição do prefeito Júnior Ribeiro. A empresária Margareth, esposa de Zito que perdeu a eleição municipal de 2020 por uma diferença de apenas 8 votos, abriu mão de ocupar a vaga de vice-prefeita, mas, mesmo assim, a união dos grupos foi selada.

| Vexame na avenida

Prefeito Dr. Pessoa (Foto: Gustavo Almeida/Lupa1)

Quando encerrou o mandato em 31 de dezembro de 2020, o então prefeito de Teresina Firmino Filho deixou quase pronta a avenida Ulisses Marques, um importante e imponente corredor de trânsito aberto na gestão dele na Zona Leste de Teresina. Para ficar 100% concluída, só faltou finalizar um trecho de 300 metros para emendar a nova via à avenida Raul Lopes, ao lado do setor de esportes da UFPI. O prefeito Dr. Pessoa assumiu e, três anos e três meses depois, o trecho de 300 metros nunca foi terminado. Não há como não chamar isso de vexame.

| Nômade partidário

Jornalista Datena (Divulgação/Band)

O apresentador José Luiz Datena vai se filiar ao PSDB nesta quinta-feira (4). A filiação acontece menos de quatro meses depois de o comunicador ter se filiado ao PSB. Datena deverá ser candidato a vice-prefeito de São Paulo na chapa encabeçada pela deputada federal Tabata Amaral. Com a nova mudança de partido, Datena vai contabilizar passagens por 10 siglas partidárias. Ele já esteve em partidos como PT, PP, PRP, DEM, MDB, PSL, PSC e PDT. No ano passado foi para o PSB e agora será a vez do PSDB. Apesar de tantos partidos e tantas "ameaças" de candidaturas ao longo dos últimos anos, o apresentador da Band nunca foi candidato a nada.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas