Gustavo Almeida

Dois deputados estaduais planejam sair do Progressistas no Piauí

Parlamentares são pré-candidatos a prefeito e buscam outro partido para viabilizar candidaturas majoritárias.

01 de junho de 2023 às 07:51
6 min de leitura

O Progressistas elegeu sete deputados estaduais no Piauí nas eleições de 2022. Comandado nacionalmente pelo senador Ciro Nogueira, o agremiação é o principal partido de oposição no estado. No entanto, dois deputados estaduais planejam sair da legenda para poderem disputar as eleições municipais de 2024.


Ciro e Bárbara do Firmino (Foto: Ascom)

Em Teresina, a deputada Bárbara do Firmino confirmou tratativas para se filiar ao PSDB e concorrer à Prefeitura. Na sigla tucana, ela terá a seu favor o número 45, o mesmo número historicamente usado por seu pai, o ex-prefeito Firmino Filho, que foi prefeito da capital quatro vezes e morreu em abril de 2021.

O outro deputado que admite a intenção de sair do partido é Dr. Thales Coelho. Ele anunciou recentemente que é pré-candidato a prefeito de Picos, porém, o atual prefeito Gil Paraibano também é do Progressistas e vai tentar a reeleição. Diante da situação, Thales disse que deve buscar outro partido para viabilizar a candidatura.


Dep. Thales Coelho (Foto: Andressa Martins/Lupa1)

Apesar de representar baixas ao Progressistas, as saídas dos dois parlamentares têm um certo aval do partido. Com relação a Teresina, a direção estadual libera Bárbara para ser candidata pelo PSDB e assim os dois partidos mantêm a aliança formada nas eleições de 2020 e 2022.

Já no caso de Picos o partido dará total apoio à reeleição de Gil Paraibano, mas não vai trabalhar contra a tentativa de Thales Coelho de se viabilizar, ainda que seja em outra legenda. No caso de Thales, já que não pode ajudar, o partido não pretende atrapalhar, afinal, a saída dele não é vista como mudança de lado na questão estadual.

Antes de ser deputado, Thales foi prefeito de Paquetá, cidade que fica na região de Picos.

| Valeu o boi!!!


Tiago Vasconcelos (Foto: Reprodução/Instagram)

A Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol), comandada pelo suplente de deputado estadual evangélico Tiago Vasconcelos (MDB), destinou R$ 200 mil para bancar a realização de uma vaquejada no município de Alto Longá, a 80 km de Teresina. O evento aconteceu nos dias 26 e 27 de maio, no Parque Teté. Os recursos são oriundos do Tesouro Estadual e a empresa contratada foi a Gold Eventos, que tem sede em Teresina. O Parque de Vaquejada Teté pertence ao ex-prefeito de Alto Longá, Flávio do Teté. A vaquejada contou com várias atrações musicais e distribuiu R$ 20 mil em prêmios para os vaqueiros. Seguraaa peãão!

| Assim é feio, Zé Nito


Dr. Pessoa e Zé Nito (Foto: Reprodução/Instagram)

Depois de ser colocado para fora da gestão municipal em Teresina, o vereador Zé Nito (MDB), que insistia em não entregar os cargos mesmo sendo de um grupo que faz oposição ao prefeito Dr. Pessoa (Republicanos), agora diz o óbvio: será oposição ao prefeito. Zé Nito é um cara gente boa, trata todos bem, mas era totalmente sem rumo a posição dele de seguir na gestão ao mesmo tempo em que dizia que, quando chegasse a eleição, seguiria o grupo do vice-governador Themístocles Filho (MDB). No pensamento do vereador, Dr. Pessoa só devia tirá-lo quando o MDB definisse formalmente que não apoiaria sua reeleição. A política não é dócil assim, nobre professor Zé Nito.

| Mudança de cargo


Lucídio Rebelo (Foto: Reprodução/Instagram)

O ex-prefeito de Morro do Chapéu do Piauí, Lucídio Fortes Rebelo (MDB), está lotado em um bom cargo na Vice-Governadoria do Piauí. O Diário Oficial do Estado registrou ontem, quarta-feira (31), uma alteração na lotação do político. Ele foi exonerado da função de assessor técnico III e nomeado no mesmo dia para o cargo de diretor, símbolo DAS-4, o mais vantajoso que existe. Lucídio é ligado politicamente ao vice-governador Themístocles Filho (MDB). Embora seja irmão do atual prefeito de Morro do Chapéu, Marcos Henrique (PSD), os dois são rompidos politicamente. O curioso é que eles romperam ainda em 2017, quando Lucídio era vice do irmão. Desde então eles seguem adversários, dando dor de cabeça para a família.

| Oposição em Wall Ferraz


Grupo de oposição em Wall Ferraz (Foto: Reprodução/Instagram)

Lideranças de oposição no município de Wall Ferraz, a 320 km de Teresina, se reuniram nesta quarta-feira (31) com o deputado estadual Nerinho (PT) para reafirmar o compromisso político com o parlamentar para as eleições municipais de 2024. O grupo é liderado pelo médico Ubiratan Martins Segundo (PT), que perdeu a eleição para prefeito em 2020 por uma diferença de apenas 69 votos. Ubiratan é pré-candidato e deve reeditar a disputa do pleito passado com o atual prefeito Guilherme Maia, ex-Progressistas e recém-filiado ao PSD. No encontro com Nerinho também estavam Ismael da Farmácia, que foi candidato a vice de Ubiratan em 2020, os vereadores Roberto do Som Brasil, Gabriel de Toinzinho, Zé Branco, Ricardo Braga e o suplente de vereador Armando Sousa.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas