Direto ao Ponto

O plano quase perfeito...

Sabe aquele boxer que está apanhando, vai cair...e aí soa o gongo?

27 de junho de 2023 às 08:44
2 min de leitura

Na semana passada, recebi um telefonema. Pensei... outro call center querendo me vender alguma coisa. Não era. O número era do Piauí: (86) 3230.8250. Era da CAIXA, perguntando se eu confirmava uma compra de R$ 3500,00 feita em São Paulo.

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Neguei e disse para não bloquearem, pois era uma fraude. Diante disto, a telefonista que sabia todos os meus dados, disse que iria transferir a ligação para o setor de fraudes que, então, completaria o cancelamento da operação fraudulenta.

Imediatamente, entrou uma moça muito educada – Vanessa Amorim – que me informou que eu deveria baixar no Appstoreum aplicativo de segurança da CAIXA que os bandidos tinham feito desaparecer do meu celular. Baixei. Ela disse então que eu não deveria mencionar a senha pra ela.

Depois disso, a educada senhora me solicitou que fizesse um PIX de 10 centavos pra mim mesmo. Tentei fazer, porém, coincidentemente, o aplicativo da CAIXA estava com problemas técnicos naquele momento.

A senhora, a todo momento, mencionava o Banco Central e regras da instituição. Por algum motivo, comecei a desconfiar e simulei que a bateria do celular estava acabando. Desliguei, apesar dos apelos contrários da senhora. E conferi no SAC da CAIXA. O telefone não era da CAIXA. Tratava-se de uma fraude.

Escapei por um triz. Assim, AVISO aos leitores. Eles sabem de todos os nossos dados: CPF, número da agência, conta, endereço, data de nascimento, contas em outros bancos, etc.... só não sabem de nossa senha. Mas iriam saber, através do aplicativo (por mim mesmo instalado, tolamente) já que este permite o acompanhamento, chamado de ID Remoto.

Escapei por sorte. Eles são muito espertos. Resumo: não aceite telefonema dos bancos. Não faça como eu.

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