Direto ao Ponto

Entediado no trabalho?

O trabalho enobrece o homem?

07 de janeiro de 2023 às 10:08
2 min de leitura

O grande Bertrand Russell – o mais influente filósofo britânico do século XX – assim se expressou sobre o trabalho: “Penso que se trabalha demais neste mundo e que danos incalculáveis são causados pela crença de que o trabalho é uma virtude“. A rede dinamarquesa Woohoo Unlimited Partnership acaba de concluir uma interessante pesquisa sobre as atuais condições de trabalho no planeta. Ela abrangeu 38 países, inclusive o Brasil.

Entediado no trabalho?Foto: Freepik

Pois bem: 54% dos profissionais ouvidos estavam insatisfeitos com os seus empregos. O trabalho seria responsável por um sentimento de esvaziamento do sentido de vida e de tédio. Esta apatia – também conhecida como “languishingcresceu durante a pandemia de Covid-19. Também verificou-se que 18% dos entrevistados responderam que quase diariamente o dia é ruim.15%, por outro lado, afirmaram que o último dia bom, aconteceu tem mais de um mês.

O trabalho on-line– Atritos

Ainda segundo a referida pesquisa, constatou-se que o trabalho on-line (o smart working, ou teletrabalho) facilitou a vida dos profissionais, permitindo uma maior autonomia e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. E aqui já se vislumbra uma provável área de atrito.

As empresas estão tendendo a retornar ao antigo modelo de trabalho, dado o maior controle sobre o desempenho dos funcionários. O lockdownobrigou bilhões de pessoas a trabalhar trancadas em casa, sem nenhum preparo prévio para esta formidável mudança.

Assim, na Itália, por exemplo, em março de 2020, os trabalhadores remotos eram 570 mil. Pois bem, em não mais do que 10 dias, por força de decreto do primeiro ministro italiano, o número de trabalhadores naquelas condições saltou para 7 milhões. Ninguém se preparou pra esta repentina mudança e esta espetacular intimidade com o smartphone, o tablete o desktop.

Estes mesmos entediados funcionários, no entanto, afirmaram que as empresas se preocupavam com o bem estar deles. E aguardavam por melhores salários, flexibilidade nos horários, qualidade de vida e planos de carreira.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas