Direto ao Ponto

A tragédia econômica da Covid

O tamanho do estrago no Brasil e no Piauí.

18 de novembro de 2022 às 13:00
3 min de leitura

O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – acaba de divulgar o PIB dos estados brasileiros em 2020. Conforme esperado, diante da pandemia da Covid, o recuo da produção e da renda foi geral. As cinco regiões do Brasil tiveram queda do PIB.

A região sul teve o maior recuo e o Rio Grande do Sul registrou uma queda de 7,2%, a mais baixa dentre os estados brasileiros. O Distrito Federal continuou com a maior renda per capita, superior em 2,4 vezes a média do país. São Paulo, a maior economia do país, recuou 0,6% com perdas em atividades financeiras e serviços. Mato Grosso ultrapassou o Rio de Janeiro e assumiu a posição de terceira maior renda per capita do país.

O caso piauiense e a Covid

Nosso Piauí registrou um PIB de R$ 56,4 bilhões em 2020, com uma diminuição de 3,5% em relação ao ano anterior. Os setores ligados à indústria e serviços foram os que mais sofreram com a pandemia.

Por outro lado, a agropecuária teve um aumento de 3,3%, crescendo sua participação no total da economia piauiense para 11,3%. A pecuária aumentou 4,2% em relação a 2019, assim como a produção florestal, pesca e aquicultura, com 10,9%. No setor secundário, a construção civil registrou crescimento, na contramão da indústria detransformação,essa com queda de 17,7%, explicada pela redução na fabricação de bebidas e na manutenção, reparação e instalação de maquinas e equipamentos.

O Piauí registrou um aumento na agropecuária.Foto: Reprodução/Governo do Estado

O setor de serviços – o mais importante da economia piauiense – reduziu sua participação de 79,7% em 2019 para 74,8% em 2020. Todas as atividades do setor apresentaram queda, com exceção dos serviços domésticos.

O destaque negativo fica para a atividade de alojamento e alimentação, com a super queda de 25,4%. Este foi o rombo provocado pela pandemia em nosso território. Sinceramente, a impressão que eu tinha é que o rombo econômico seria ainda maior. Como se observa, o estrago da Covid na economia em 2020 variou muito, de um setor a outro da economia. A agropecuária sofreu pouco; ao contrário dos serviços e do comércio, de maneira geral.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas