Direto ao Ponto

A briga do momento

A Covid-19 deixa sequelas nos infectados pelo vírus e nas forças produtivas de todo planeta.

10 de fevereiro de 2023 às 11:58
2 min de leitura

A pandemia da COVID está deixando, como herança, uma série de sequelas, ainda não muito bem digeridas pelos médicos. Só a longo prazo, saberemos das terríveis mazelas provocadas por esta pandemia. Pelo menos, é o que as demais pandemias nos ensinaram.

Senado FederalSenado Federal

Por outro lado, e para surpresa geral, essa catástrofe também gerou uma forte desorganização das forças produtivas em todo o planeta, com consequências ainda muito mal explicadas. Muitas teses ainda tentarão compreender o que aconteceu e ainda está acontecendo. O vírus continua sofrendo mutações e se adaptando, até por uma questão de sobrevivência. E o mundo econômico também. Como explicar a atual inflação na União Europeia, por exemplo?

Ela se encontra em 10% anuais. E a Selic em 2%. Diante destes números acima, surge uma importante questão: por que temos, aqui no Brasil, uma Selic tão elevada – 13,75% se a nossa inflação encontra-se em torno de 6,5% ao ano? O presidente Lula está louco com o Banco Central , pois o remédio utilizado no combate a inflação – as maiores taxas de juros do planeta estão freando qualquer tentativa de crescimento em nosso país.

E, consequentemente, inviabilizando a criação de novos postos de trabalho, dentre outras promessas de campanha. Desta forma, a sugestão de convidar os membros do Copom para explicar ao Senado os porquês de nossa política monetária, não é uma má ideia. O que não invalida as críticas ao modo pelo qual Lula atacou o BC. Mas isto é outro papo.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas