Andressa Martins

Lula anuncia ministros para primeiro escalão do Governo; veja lista

Antes do anúncio do petista o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) fez um balanço da transição.

09 de dezembro de 2022 às 11:10
2 min de leitura

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva anunciou na manhã desta sexta-feira (9) cinco ministros do futuro governo. Antes do anúncio do petista o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) fez um balanço da transição.

Fernando Haddad – Ministério da Fazenda

Rui Costa – Casa Civil

José Múcio Monteiro – Ministério da Defesa

Flávio Dino – Justiça e Segurança Pública

Mauro Vieira – Relações Exteriores


Fernando Haddad

Fernando Haddad nasceu em São Paulo e se formou em Direto pela Universidade de São Paulo (USP), é especialista em Direito Civil com mestrado em Economia e doutorado em Filosofia.

Foi professor de Teoria Política Contemporânea do Departamento de Ciência Política, foi chefe de gabinete da Secretaria de Finanças da Prefeitura de São Paulo e secretário-executivo do Ministério da Educação. Fernando Haddad foi ministro da Educação no Governo Lula e prefeito de São Paulo.

Rui Costa

Lula anunciou o atual governador da Bahia, Rui Costa, como ministro-chefe da Casa Civil. Costa é natural de Salvador e é economista formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Foi deputado federal e está finalizando este mês 8 anos de mandato como governador da Bahia.

José Múcio Monteiro

Natural de Recife (PT), José Múcio é engenheiro Civil. Foi deputado federal por cinco mandatos, foi ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Em 2009 foi indicado por Lula para o Tribunal de Contas da União (TCU).

Flávio Dino

Flávio Dino é advogado, ex-juiz e professor de Direito. Nascido em São Luís (MA), foi juiz federal entre 1994 e 2006, quando assumiu o mandato de deputado federal em 2007. Foi presidente da Embratur no Governo Dilma e eleito governador do Maranhão em 2014, sendo reeleito em 2018. Em 2022, foi eleito senador da República.

Mauro Vieira

Mauro Vieira é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Janeiro (UFRJ) e é funcionário de carreira do Itamaraty. O embaixador tem cadeira na Organização das Nações Unidas (ONU).

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas