Haddad firma acordo para promover investimentos sustentáveis no nordeste

Acordo foi firmado durante posse do governador Rafael Fonteles como o novo presidente do Consórcio Nordeste.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participou, na última quarta-feira (05), em Brasília, da cerimônia de posse do novo presidente do Consórcio Nordeste, o governador do Piauí, Rafael Fonteles. Na ocasião, foi assinado um acordo de cooperação para promover investimentos sustentáveis na região, por meio da integração entre o Consórcio e o Novo Brasil, o  Plano de Transformação Ecológica do Ministério da Fazenda .

 
Haddad e Rafael Fonteles - Foto: Jhuan Neuber/Governo Piauí

O acordo prevê iniciativas para preservação dos ecossistemas, projetos de energias renováveis, compensação ambiental, entre outras que contribuirão para o crescimento econômico dos estados nordestinos.

“A Fazenda abraçou a causa da transformação ecológica como um vetor de desenvolvimento. Não é uma coisa que se opõe ao desenvolvimento, mas sim um vetor de desenvolvimento. Temos projetos com hidrogênio verde, data centers e eólica offshore ; áreas em que o Nordeste tem vantagem competitiva clara”, explicou o ministro. 

Para o financiamento das ações, está prevista a captação de recursos em fontes nacionais e internacionais, como bancos de desenvolvimento e fundos climáticos.

De acordo com Rafael Fonteles serão priorizadas no nordeste as áreas da transição energética; o mercado de crédito das instituições públicas de fomento; a segurança pública; o financiamento da saúde; a educação em tempo integral e a educação profissional e técnica. 

Com informações do Governo Federal